O coeficiente de varição é usado para expressar a variabilidade dos dados estatísticos excluindo a influência da ordem de grandeza da variável. ... Para comparação de dois ou mais conjuntos de dados, a estatística utiliza o desvio padrão, desde que esses dados estejam na mesma unidade de medida.
É a estatística utilizada quando se deseja comparar a variação de conjuntos de observações que diferem na média ou são medidos em grandezas diferentes (unidades de medição diferentes). O coeficiente de variação (C.V.) é o desvio padrão expresso como uma porcentagem média.
Usando a calculadora científica CASIO: Pressione 2 = para calcular o desvio padrão.
Uma forma mais avançada da média seria a média do desvio-padrão, que indica quão próximos à média estão os valores estipulados. Para encontrá-la, basta calcular a média de um grupo de dados, determinar a diferença entre os pontos e extrair a média das diferenças.
Para diferenciar uma média da outra, foi criada a noção de desvio padrão, que serve para dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a média são próximos ou distantes da própria média. ... Uma das aplicações mais comuns do desvio padrão é para cálculo da classificação no vestibular./span>
Variância e desvio padrão são medidas de dispersão que indicam a regularidade de um conjunto de dados em função da média aritmética. ... A partir desse cálculo, temos a produção diária média de cada funcionário.
Medidas de dispersão É importante, então, conhecer outra medida, a de que diferença (dispersão) existe entre a média e os valores do conjunto. A soma dos quadrados dos desvios dividida pelo número de ocorrências é chamada de variância. E o desvio padrão será Dp = 4 (tente calculá-lo por conta própria)./span>
Para encontrar o desvio padrão basta tirar a raiz quadrada do valor da variância. Observe a imagem a seguir com a sinalização do desvio padrão. Podemos perceber que dois prédios estão próximos de um “padrão” enquanto dois estão acima e abaixo, respectivamente.