Sinônimos e antônimos resultam das relações de proximidade e contrariedade que as palavras estabelecem umas com as outras. As relações de sinonímia e antonímia são estudadas pela semântica. São sinônimas as palavras que apresentam significados semelhantes. São antônimas as palavras que apresentam significados opostos.
substantivo feminino Processo através do qual novas unidades léxicas (palavras, expressões, vocábulos) são formadas, utilizadas ou empregadas. [Por Extensão] O registro de novas unidades léxicas, de novas palavras, expressões etc. ... Etimologia (origem da palavra neologia). Ne/o/ + logia.
Classificação do neologismo
Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. ... Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação.
O neologismo é criado a partir de processos já existentes na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação. Podemos classificar como neologismo todas as palavras que não existiam e passaram a existir, independentemente do tempo de vida.
Neologismo é o nome dado a uma nova palavra criada ou a uma palavra já existente à qual é atribuído um novo significado....Neologismo lexical
Os arcaísmos são palavras ou expressões que deixaram de ser usadas numa dada fase da evolução de uma língua. ... Dois exemplos de arcaísmos sintáticos são «Nenhum não veio.» e «Este é o melhor prato que nunca comi.» (mas a expressão «que jamais comi» ainda é hoje usada).
O arcaísmo linguístico é encontrado na fala que contém traços fonéticos, morfológicos, sintáticos e léxicos que são conservadores e antigos na língua. Exemplos de palavras dicionarizadas e expressões que são consideradas como arcaísmos: "Quiçá" (formado por alteração do antigo "qui sabe?"), substituído por "talvez".
Os arcaísmos são o oposto do neologismo e estão na contramão do movimento criador de palavras, já que nossa língua, por ser objeto de constante transformação, carece de uma renovação lexical. ... Os arcaísmos podem ser classificados como linguísticos ou literários.
Arcaísmo é o nome dado ao uso de palavras ou expressões em desuso na linguagem oral e escrita. Podem ser de dois tipos: linguísticos e literários.
São vocábulos usados em outras épocas cujo uso passou a ser desnecessário na atualidade, perdendo a sua razão de existir, ou cujo uso foi substituído por vocábulos sinônimos, mais adequados ao mundo atual.
A linguagem coloquial é uma variação de linguagem popular utilizada em situações cotidianas mais informais. A coloquialidade encontra fluidez na oralidade (fala) e, assim, não requer adequação às normas da gramática tradicional (norma culta/padrão da língua portuguesa).
A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano. A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente.
A linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou têm outro significado.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
A linguagem jurídica deve ser considerada como um 'jogo de linguagem', (...) ... Uma das principais funções da Semiótica Jurídica é apregoar uma interação dos discursos jurídicos com as demais formas de comunicação, ou seja, buscar uma forma de aproximação do discurso jurídico com todas as demais modalidades de signos.