Tinta de prensa móvel
Inventou a prensa de tipos móveis, em 1439, que revolucionou a produção de livros no século XV. Graças a essa invenção, os livros, que antes eram reproduzidos a mão, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e barata. ... O invento também favoreceu o processo das Reformas Religiosas.
Com letras e símbolos em relevo esculpidos em metal. A invenção de Johannes Gensfleish, conhecido como Gutenberg, permitiu a impressão em massa de livros – que antes eram escritos a mão –, começando uma revolução na Europa, em meados de 1455. A técnica era inovadora, mas não foi a pioneira.
Resposta. A importância está na divulgação dos avanços cientificos, desde que seja de forma inseta de pre-julgamentos ou de críticas infundadas... Essa essa difusão dos avanços é importantíssima pois estimula outros povos a avançarem no conhecimento.
Resposta. O desenvolvimento da imprensa foi determinante para a a divulgação de ideias humanistas.
Resposta. A invenção da imprensa permite a divulgação do conhecimento; o livro surge e, sua distribuição é em escala 'industrial'. As ideias começam a circular, digamos, de maneira rápida; o espírito crítico e a pesquisa apoderam-se daqueles que vêem nas ciências as possibilidades de melhorias na vida da Humanidade.
A história da imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então coibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos.
A Gazeta do Rio de Janeiro, publicada pela primeira vez em 10 de setembro de 1808, e o Correio Braziliense, cuja data do primeiro número é usualmente apontada como sendo 1º de junho de 1808 (Lustosa, 2003. Werneck, 1983. Melo de Souza, 1986), são considerados os dois primeiros jornais no Brasil.
Rio de Janeiro - História da Cidade - A Imprensa Régia. A Imprensa Régia foi criada em 13 de maio de 1808, dia do aniversário do príncipe regente D. João (1767-1826). Nela foi editado o primeiro jornal da colônia americana: a Gazeta do Rio de Janeiro.
Estabeleceu-se em 13 de maio de 1808 a Imprensa Régia e, depois dela, o primeiro jornal impresso no Rio de Janeiro (e na colônia): a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro do mesmo ano.
Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e qual foi o primeiro jornal do mundo, mas os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção.
O jornal era escrito em grandes placas brancas e expostas em locais públicos onde transitavam muitas pessoas. As Acta informavam os cidadãos sobre escândalos no governo, campanhas militares, julgamentos e execuções. ... Foi só na primeira metade do século XVII que os jornais começaram a surgir como publicações periódicas.