A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo. Além da função militar, era da alta nobreza que eram escolhidos os principais membros da corte e os detentores dos principais cargos administrativos.
Clero regular,Mais comumente de clero religioso,é constituido através de todos os clérigos regulares da Igreja Católica. Clero secular,é composto por sacerdotes que desenvolvem atividades voltadas para o público e que vivem juntos dos leigos.
A nobreza e o clero compunha a camada dominante dos senhores feudais, ou seja, aqueles que tinham a posse legal da terra e do servo e que dominavam o poder político, militar e jurídico. O alto clero era composto pelos seguintes membros: papa, arcebispos e bispos. O baixo clero era composto pelos padres, e monges.
Na época da Idade Média, o clero católico tinha privilégio e prestígio na sociedade feudal ibérica, porque diziam-se fazer ligação entre Deus e os seres humanos. Enquanto os monges nos mosteiros rurais acumulavam funções, pregavam e celebravam cultos, ajudavam os necessitados, ajudavam no campo e compilavam obras.
Então, o clero foi fundamental para que tudo tivesse ocorrido. Eles eram uma nova classe semelhante aos nobres, que tinham privilégios e eram detentores de muitos poderes naquela época. A Igreja tinha muitas terras e cobravam pelas indulgências das pessoas (cobravam por perdoar os pecados, etc).
clero secular: é a designação dada a parcela do clero da Igreja Católica Romana que desempenha atividades voltadas para o público em geral e que vive junto dos leigos exercendo as mais variadas formas de apostolado e assegurando administração da igreja.
O baixo clero era composto por padres e monges que cuidavam diretamente da vivência religiosa das populações feudais ou viviam enclausurados em mosteiros. Os nobres eram representados pela figura do senhor feudal. Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridade dentro de suas posses.
Membros da Igreja, como os padres, os bispos, os arcebispos, os cardeais e o papa formam o que chamamos de clero. ... Os religiosos que trabalhavam com a administração, junto ao povo, formaram o clero secular, que vem do latim "sæculum" que significa “mundo”.
a) O alto clero era o grupo de maior prestígio. Tinha os altos cargos da Igreja. Papas, bispos e arcebispos formavam este grupo. b) O baixo clero era formado por padres responsáveis pelas vilas e aldeias.
O termo regular provém do fato de que cada ordem religiosa estabelecia suas próprias regras de vida (do latim, regula). Distingue-se do clero secular, que é composto por sacerdotes que desenvolvem atividades voltadas para o público e que vivem junto dos leigos.
O clero regular é constituído por todos os clérigos consagrados da Igreja Católica. ... Distingue-se do clero secular, que é composto por sacerdotes que desenvolvem atividades voltadas para o público e que vivem junto dos leigos.
Clero secular (do latim: "sæculum", que significa mundo), também referido mais comumente na atualidade como Clero diocesano, historicamente por vezes referido como clero ou presbíteros do hábito de São Pedro, é a designação dada à parcela do clero da Igreja Católica Romana que desempenha atividades voltadas para o ...
Olá! O cleros regulares são aqueles que vivem em mosteiros ou conventos, obedecendo a uma regra lobodessas abades, freiras, frades ou monges. E os cleros seculares são aqueles que vivem junto da população nas aldeias o cidade (bispos e párocos).