Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12.
O processo xifóide é o apêndice ou cartilagem que forma a extremidade inferior do esterno. Nele inserem-se vários músculos do abdómen, e pode ser partido, e em alguns casos causar danos, via perfurações.
Por todo o esterno existem incisuras devido às relações com determinadas estruturas. No manúbrio observe a incisura jugular (é superior e possui relação com a veia jugular do pescoço), incisura clavicular (são duas e recebe a clavícula, porção medial para articular) e incisura costal I (são duas e recebe a 1ª costela).
Cartilagens costais são as cartilagens hialinas que unem as costelas ao osso esterno.
Significado de Esternal adjetivo [Anatomia] Relativo ou pertencente ao esterno, osso achatado a que estão ligadas as costelas. Que afeta ou está situado na região do esterno.
O que fazer: em muitos casos os sintomas melhoram após 2 ou 3 dias apenas com descanso e aplicação de compressas quentes na região, mas também pode ser necessário tomar analgésicos, como Naproxeno ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, preferencialmente receitados pelo clínico geral.