EQST

Qual A Teoria De Dejours?

Qual a teoria de Dejours?

Dejours (1998) afirma que as relações de trabalho, dentro das organizações, freqüentemente, despojam o trabalhador de sua subjetividade, excluindo o sujeito e fazendo do homem uma vítima do seu trabalho.

O que indica a compreensão de trabalho para Dejours?

Dejours (1987) conceitua organização do trabalho como a divisão do trabalho, o conteúdo da tarefa (à medida que ele dela deriva), o sistema hierárquico, as modalidades de comando, as relações de poder, as questões de responsabilidade.

O que é sofrimento no ambiente de trabalho?

Quando Dejours fala da ambivalência bem-estar e “loucura” quer dizer que o sofrimento no trabalho pode ser entendido “como o espaço de luta que ocorre o campo situado entre, de um lado, o bem-estar, e, de outro, a doença mental ou a loucura” (DEJOURS, 1993, p. 153).

Como a psicodinâmica do trabalho trabalha com a questão da saúde mental no trabalho?

A Psicologia do Trabalho agora tem, no trabalho, o seu operador de inteligibilidade primordial para compreensão dos processos relativos à saúde mental ou às patologias, buscando compreender, também, outros processos que se passam na imaterialidade e na quase intangibilidade das vivências psíquicas (como o sofrimento), ...

O que é ressonância simbólica?

A ressonância simbólica ocorre quando há uma compatibilização entre as representações simbólicas do sujeito, seus investimentos pulsionais e a realidade de trabalho: ... A ressonância simbólica é a reconciliação entre o inconsciente e os objetivos da produção.

O que é o sofrimento criativo?

Quanto ao segundo tipo, Dejours denomina de sofrimento criativo pelo fato de o indivíduo elaborar soluções originais que favorecem ou restituem sua saúde. O sofrimento criativo chega a adquirir um sentido, pois favorece ao indivíduo um reconhecimento de uma identidade.

Por que para Dejours é importante avaliar o hiato entre o trabalho prescrito formal é o trabalho real informal?

Dejours (2012b) ressalta que trabalhar é, portanto, preencher o hiato entre o prescrito e o real e que o como fazer isso/o agir não está prescrito, precisa ser inventado ou descoberto pelo trabalhador a cada situação vivenciada. ... Assim, o trabalho real corresponde ao próprio momento de execução da tarefa.

O que é adoecimento psíquico?

2679). Georges Canguilhem (2000) considera o adoecimento psíquico como uma forma singular de estar e de se relacionar no mundo, caracterizado pela dificuldade de tolerar as infidelidades do meio.

O que é adoecimento mental?

É a sensação de cansaço presente no dia a dia e que não é superada nem por uma noite de sono nem pelo final de semana. A fadiga chega a afetar o desempenho no trabalho e mesmo outras dimensões da vida dos trabalhadores, como a familiar e a social.