O sistema articular reúne as articulações do nosso corpo, que podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações ou junturas. Essas estruturas podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos.
Juntas é o local onde dois ossos se tocam. Algumas são fixas (ex.: crânio), onde os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas (ex.: articulações), os ossos são móveis, permitindo ao esqueleto realizar movimentos.
Ossos laminares Também são chamados de ossos planos ou chatos e fornecem proteção. São formados, geralmente, por duas lâminas de tecido compacto quase paralelas e separadas por uma camada de tecido esponjoso, caracterizando-os como finos e compactos ossos do corpo .
São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). Fazem a regeneração óssea após fraturas. Os osteoblastos existem também no endósteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto).
O sistema esquelético é essencial nesse processo de movimentação e é formado por uma grande quantidade de ossos perfeitamente interligados que recebe o nome de esqueleto. Além do esqueleto, cartilagens, tendões e ligamentos fazem parte desse sistema.
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas. O esqueleto humano é uma estrutura formada por um conjunto de ossos e cartilagens, sendo essencial para a nossa sobrevivência.
O esqueleto tem como função proteger os órgãos vitais presentes no nosso corpo, além da sustentação do próprio, ele também é reserva de gorduras e minerais, também é responsável pelos movimentos corporais.
Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças(1).
Os ossos sesamóides são ossos articulares inseridos em tendões ou ligamentos que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem diversos ossos sesamóides cujos números variam aleatoriamente na "palma" da mão, nas bases dos dedos.
Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas. Ossos Pneumáticos: São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenoide.
O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos, que atuam na sustentação do organismo, proteção dos órgãos vitais, garantia da movimentação, produção de células sanguíneas e armazenamento de alguns sais minerais, tais como cálcio e fósforo.
As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas. Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto.
A arquitetura do trabeculado ósseo no fêmur proximal é composta por um grupo de compressão (trabéculas verticais) e de tensão (transversais; oblíquas).
O osso cortical é denso e compacto, constituindo cerca de 80% do esqueleto e sua principal função é fornecer força mecânica e proteção, já o osso trabecular se localiza na parte interna e apresenta função metabólica, fornecendo suprimento mineral em estados de hipocalcemia, e por ser metabolicamente ativo sua perda em ...
Já o osso trabecular é encontrado na porção interna dos ossos longos, corpos vertebrais e pelve. É mais ativo metabolicamente que o cortical e fornece suprimento inicial nos estados de deficiência mineral, sendo perdido mais rapidamente na osteoporose que o osso cortical.. .
Existem dois tipos de osso: trabecular e cortical. O osso trabecular está presente principalmente nas vértebras, crânio, pélvis e porção ultradistal do rádio; já o osso cortical predomina nos ossos longos, colo femoral e rádio distal.
O osso cortical é responsável por 80% da massa esquelética, está presente nas epífises dos ossos longos e é encontrado como revestimento de todos os ossos do organismo. É formado por séries de estruturas que estão muito próximas, chamadas osteons.
substantivo feminino Diminuição da espessura ou da densidade de: rarefação óssea. Ação de rarefazer, de tornar menos denso, espesso, numeroso ou frequente. Rarefação óssea. Diminuição da espessura, da densidade óssea, observada na osteoporose.
A cartilagem é mais mole do que o osso, porém mais firme do que a maioria dos tecidos. A cartilagem, os ligamentos e alguns outros tecidos, juntos, são responsáveis pela união dos ossos do corpo.
O tecido cartilaginoso não tem vascularização, é um tecido liso, rígido e ao mesmo tempo elástico. ... Já o tecido ósseo é formado por células e matriz mineralizada, é rígido pra supostar pressões e para proteger os órgãos internos.