E, de acordo com o seu ótimo, podemos classificar os microrganismos como termófilos, cujo ótimo se localiza em torno de 60°C; psicrófilos, ótimo em 10°C; mesófilas, ótimo está entre 20 e 40°C; e psicrotróficos, temperatura ótima entre 25 e 30°C, mas crescem sob refrigeração.
Psicrotróficos são bactérias capazes de se desenvolver em temperaturas abaixo de 7°C, sendo os principais agentes de deterioração de leite cru refrigerado e de seus derivados.
Regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos.
2.
Determinados microrganismos são utilizados na preparação de alimentos com funções específicas, como fermentação, sendo, portanto, úteis. ... Existem ainda os microrganismos deteriorantes, que não causam doenças, mas que provocam alterações nas características sensoriais dos alimentos, tornando-os impróprios para o consumo.
Os microrganismos causam alterações benéficas em um alimento quando eles modificam as características originais do alimento e transforma em um novo alimento. ... Neste grupo estão todos os microrganismos utilizados na fabricação de alimentos fermentados, como por exemplo: queijos, vinhos, cervejas e pães.
Para a bactéria ser utilizada na produção de medicamentos pode ser utilizado Técnica do Dna Recombinante: • Inserir gene humano em uma porção do Dna da bactéria • Obter DNA recombinante e reinserir na bactéria. A descendência produzirá o medicamento.
São utilizados em processos de biocatálise, convertendo substâncias químicas em outras, com maior rapidez e menor custo que processos totalmente químicos. A fermentação de microrganismos é também aplicada pela indústria farmacêutica para obtenção de medicamentos que não são facilmente produzidos por síntese química.
Além disso, muitos microrganismos conseguem produzir enzimas e metabólitos capazes de controlar o crescimento de patógenos em placas de Petri em laboratório, úteis à biotecnologia. Alguns desses compostos são antibióticos, que podem ser produzidos por várias actinobactérias presentes no solo ou associados às plantas.
Eles contribuem com praticamente todas as etapas da cadeia produtiva de petróleo, o que se deve principalmente à produção de biossurfactantes. Os microrganismos representam até mesmo uma alternativa para a recuperação otimizada e mais sustentável desse composto orgânico.