Hidrante nada mais é do que um sistema hidráulico que combate incêndios e protege as pessoas e o patrimônio. É composto por um reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações e peças hidráulicas, registro de manobra, abrigo de mangueiras e um registro de recalque.
A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão.
Existem diversos modelos de esguichos, entre eles podemos citar os seguintes:
As mangueiras de incêndio são encontradas nos diâmetros de 2 ½" (65 mm) e 1 ½" (38 mm) em diversos tamanhos de comprimento: 15, 20, 25 e 30 metros. Elas são fabricadas segundo a NBR da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Poucos gestores e responsáveis por imóveis tem a noção que a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é de 1 ano, sem exceção. Além disso, a cada 6 meses deve ser feita uma inspeção visual nas mangueiras, a fim de garantir sua integridade, caso o uso se faça necessário.
As mangueiras com PVC são mais resistentes, caras e completas do que os produtos de borracha ou silicone. Para jardins grandes e distantes a mangueira com PVC é a melhor escolha. Para locais pequenos e próximos, regados só às vezes, vale economizar ao comprar uma mangueira de silicone.
Esses equipamentos servem tanto para andar com os próprios bombeiros, como para ficar instalados em prédios, facilitando em caso de incêndios ou acidentes. Entre os equipamentos para incêndio, está a mangueira de combate a incêndio tipo 1.
Cada uma das mangueiras utilizadas na linha recebe o nome de lance de mangueira. São as linhas destinadas a ligar os hidrantes ou outras fontes de suprimento de água à introdução das bombas ou ainda para abastecer as linhas de ataque, com o uso de derivantes.
O Derivante são equipamentos criados para criar a divisão de linhas de combate a incêndio com a facilidade de abrir ou fechar o fluxo de água de forma rápida e pratica. Com suas válvulas do tipo esfera podem ser manuseadas com apenas 1/4 de volta. O Derivante é fabricado com 2 ou 3 saídas com engate do tipo Storz.
Junta de vedação é todo material que, quando comprimido entre duas partes de uma união flangeada, mantém o vazamento de um fluido dentro dos limites máximos aceitáveis para uma aplicação eficiente.
O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ. O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente.
O extintor de água pressurizada atua no combate a incêndios de Classe A. ... Quando aplicada diretamente sobre as chamas, a água as resfria e abafa rapidamente. É fundamental que o extintor de água pressurizada seja aplicado sobre os elementos corretos.
- Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
Você sabe usar o extintor de incêndio em caso de emergência? O extintor é a ferramenta mais adequada para combater um incêndio em fase inicial. Quando usado corretamente, o extintor pode salvar vidas, extinguir o fogo ou controlar as chamas até a chegada dos bombeiros.