A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade: até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm) 2-11 meses: até 50 mrm. de 1-4 anos: até 40 mrm.
Pressão arterial sistólica e/ou diastólica superior ao percentil (P) 95 para o peso ao nascer, idade de gestação e idade pós natal em pelo menos 3 medições, ou seja: TA > 90/60 mmHg no RN de termo e > 80/50 mmHg no RNPT. Avaliação do grau de HTA e avaliar o grau de lesão a nível dos orgãos alvo.
— adaptar o manguito de largura adequada em torno do braço da criança; — palpar o pulso radial; — manter o manómetro de frente para o examinador; — insuflar o manguito com impulsos rápidos, de 10 em 10 mmHg, aproxi- madamente, até o desaparecimento do pulso radial.
Eles possuem o manguito com a bolsa de borracha no tamanho adequado à circunferência do braço da criança e devem ser recalibrados a cada seis meses. O método auscultatório, utilizando o estetoscópio e o movimento do ponteiro do manômetro, é o mais indicado para aferir a pressão arterial nessa idade.
De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8. Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa, ou hipotensão arterial, quando esses níveis são menores que 9 por 6.