REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO (RAM): é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.
Em psicologia, idiossincrasia é o conjunto de elementos cuja combinação dá o temperamento e o caráter individual. É a particularidade psíquica de um indivíduo. Em farmacologia, idiosincrasia significa intolerância do organismo a determinadas substâncias medicamentosas.
As reações idiossincráticas correspondem às respostas quantitativamente anormais a determinadas substâncias químicas, provocados por alterações genéticas. O animal pode ter uma resposta adversa com doses baixas, não tóxicas, ou então ter uma resposta extremamente intensa com doses mais elevadas.
Idiossincrasia: esse efeito, de ocorrência mais rara, está relacionado com a sensibilidade anormal, peculiar a alguns indivíduos a certos medicamentos. Essa sensibilidade anormal está geralmente relacionada a defeitos enzimáticos e é hereditária.
Hipolabor alerta: 5 sintomas de alergia medicamentosa
Sinais mais graves
O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional