Os documentos e as lembranças de nossa História formam o patrimônio histórico e artístico nacional. Este representa a maior riqueza de um povo, pois nele está contida sua memória, sua cultura, seu modo de pensar e de agir, abrange o patrimônio material e imaterial.
Por trás de uma ação do sujeito, estão suas emoções e, nitidamente ligadas, as suas relações sociais. Neste sentido pensamos em um patrimônio afetivo, pois ele atua sobre o sensível, emoções e experiências que o sujeito vivenciou e vivencia.
Para se tornar um patrimônio histórico é preciso que aquele bem seja tombado. Isso significa que o poder público deve manifestar-se a favor de tornar aquele bem um patrimônio e para isso deve emitir um ato administrativo , seguindo as regras específicas para esse objetivo.
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
O primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local. Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador.
Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, o patrimônio histórico está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura de um povo e é importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento.
Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens materiais e imateriais que, pelo seu valor, são considerados de interesse relevante para a conservação da identidade e da cultura de um povo. Preservar é defender, proteger, resguardar, manter livre de corrupção perigo ou dano, conservar e exercer o direito à cidadania.
boa tarde tudo bem? e bom preserva-las as lembranças do passado para que no futuro voce possa se lembrar delas como por exemplo, voce teve uma infancia boa e resolve guarda-las na memoria para no futuro podermos contar aos filhos como era a nossa infancia.
Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.
No Brasil, concentram-se povos de diversos lugares do mundo, cada qual com sua raça, língua, costumes e é por meio da educação que as crianças devem conhecer e valorizar as culturas presentes em nosso meio. ...