(NETTO, 2001, p. 15). O Brasil teve uma presença pioneira nesse movimento profissional latinoamericano. ... No que tange a este ultimo, conforme Netto (2001), o movimento de reconceituação foi um momento de intenção de ruptura com o conservadorismo profissional e assim construção do projeto ético politico.
O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.
A natureza da atuação do serviço social é engajada na luta social e faz a defesa de uma sociedade pautada pelos princípios da igualdade e da liberdade, da justiça social e das políticas públicas.
Somente pelas lutas e os movimentos sociais é que os direitos humanos e fundamentais adquirem significado e efetividade no processo histórico da frágil Democracia e da cidadania no Brasil.
Os movimentos sociais têm se mostrado de grande relevância para a efetivação de políticas públicas na atual conjuntura política brasileira, o que somente foi possível com o avanço do envolvimento do povo nas questões governamentais, outrora indiferentes à população.
Os movimentos em defesa dos Direitos Humanos estão ligados diretamente as lutas permanentes pela defesa da qualidade de vida tanto no que diz respeito as lutas de liberdades civis, aos direitos sociais e a preservação do meio-ambiente.