Esses gametas se combinam para formar o zigoto da seguinte forma: AA (1/4) Aa(1/4) aA(1/4) e aa(1/4). Assim podemos concluir que existe uma chance de 1/4 ou 25% do filho ser albino.
Imagine um casal cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição. Qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo? Nesse caso, observamos que a probabilidade de o primeiro filho nascer albino é de 50% ou ½. A mesma probabilidade é observada para o segundo filho.
Resposta. Elder, Os únicos genótipos poderão ser Aa e aa, pois nenhum dos dois do casal é homozigoto dominante. Os filhos têm 50% de chance de nascerem albinos e 50% de nascerem heterozigotos.
Se da relação do casal resultou um filho albino, podemos inferir que o pai é heterozigoto, ou seja Aa, pois somente com essa configuração o filho poderia ser albino (aa), um alelo a da mãe e outro do pai. Somente com a configuração Aa, os filhos serão normais. Assim, a probabilidade corresponde a 2/4 ou 50%.