A menina é uma heroína contestadora, revolucionária, inquieta, que se recusa a aceitar o mundo como ele é, procurando sempre formas de questionar e de mudar a sociedade. Mafalda levantou temáticas importantes e difíceis como o capitalismo, o feminismo e a desigualdade social, mas sempre com humor e de modo acessível.
Mafalda: a personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 1960 em que se encontra.
Tem amigos inseparáveis, como o Filipe, a Susanita, o Manolito, a Liberdade e o Miguelito.
Mafalda nasceu das mãos de seu criador, Joaquín Salvador Lavado – o Quino –, com um objetivo específico: ilustrar a publicidade de uma marca de eletrodomésticos que acabou não sendo veiculada.
b. Por que, ao se referir a sua data de nascimento, Mafalda diz "na vida real"? Resposta: Porque ela se refere à data em que foi criada por Quino, e não ao dia em que ocorreu a primeira publicação de tira de que ela é personagem.
Quem conhece Mafalda, já sabe que ela odeia sopa! Na verdade, a sopa é uma referência aos regimes ditatoriais, em especial ao argentino. ... Mafalda também tinha uma tartaruga, a Burocracia. Ela tem esse nome por ser lenta, indiferente e voluntariosa.
Mafalda batiza porquinha com o nome de sua mãe! Mafalda (Camila Queiroz) anda toda feliz com a porquinha que ganhou de Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi). O apego da caipira é tanto que ela pensa em batizar o animal em homenagem à mãe, Cunegundes (Elizabeth Savala).
Joaquín Salvador Lavado
Joaquin Salvador Lavado
É um dos melhores amigos da Mafalda. Filho de um comerciante do bairro, o proprietário do armazém «Don Manolo», Manolito é uma caricatura do imigrante galego. É tosco, ambicioso e materialista, mas não mal intencionado.
A personagem Mafalda, criada pelo desenhista argentino Quino entre 1964 e 1973 e ambientada em uma Buenos Aires universal, serviu de contraponto para expor através do humor e da ironia um conjunto de temas polêmicos como feminismo, moralismo, autoritarismo, educação, cultura, poder, repressão, censura, dominação, ...
Mafalda é um nome que tem origem no germânico Mahalta, Mafalta, variantes antigas de Matilde, do germânico Mahthildis, formado pelos elementos mahts, que significa “força” e hild, que quer dizer “combate, batalha”. Foi nome de duas rainhas portuguesas, Mafalda de Sabóia, esposa de D.
Perspicácia; facilidade para entender ou aprender alguma coisa; agudeza de espírito, argúcia; astúcia: sagacidade política. Etimologia (origem da palavra sagacidade). Do latim sagacìtas.
Comeu com os vaqueiros, dormiu em acampamentos improvisados, ouviu histórias e se encantou com as paisagens do sertão. De tão marcante, essa viagem influenciou toda a obra do autor, inclusive seu livro mais famoso, chamado Grande Sertão: Veredas.
Mafalda é uma personagem de histórias em quadrinhos escrita e traduzida em imagens pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino. ... Ela animou as tiras cultuadas por fãs em todo o Planeta de 1964 a 1973.
Argentina
As tiras da Mafalda são narrativas humorísticas permeadas de ironia compostas pela relação entre dois códigos: a linguagem verbal representada pelo texto escrito e a linguagem visual representada pelas imagens, ambas importantes para o entendimento das histórias em quadrinhos.