Ascaridíase (Ascaris lumbricoides) → verme que vive e se reproduz no trato digestivo humano (intestino delgado).
Ancilóstomos, lombrigas, oxiúros e filárias são alguns exemplos de nematelmintos que parasitam os seres humanos .
O ciclo de vida do parasita causador da Ancilostomose envolve o ser humano como hospedeiro definitivo e não possui hospedeiro intermediário, apresentando, portanto, ciclo de vida monoxênico. No interior do intestino, os vermes se reproduzem sexuadamente, gerando ovos que serão eliminados nas fezes do hospedeiro.
Na reprodução, qualquer modificação no DNA provoca uma mutação, gerando novos tipos de vírus. Grande parte das doenças infecciosas e parasitárias é causada por vírus, como a Aids , a catapora, a dengue, a rubéola e o sarampo.
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes. Pés descalços são as portas de entrada do bicho.
A melhor pomada para tratar a infecção por oxiúrus é a que contém tiabendazol, que é um antiparasitário que atua diretamente nos vermes adultos e ajuda a aliviar os sintomas da infecção, sendo normalmente recomendado pelo médico por cerca de 5 dias.
A transmissão do oxiúrus pode ocorrer pelo contato com os ovos do verme que podem estar nas roupas, brinquedos e objetos de uso pessoal da criança infectada ou através do consumo de água ou de alimentos contaminados com esta verminose.
O sintoma mais comum do oxiúrus, que é uma doença causada pelo Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como oxiúrus, é a intensa coceira anal, especialmente à noite, que acontece porque as fêmeas do verme se dirige até o ânus para colocar seus ovos na região perianal, causando os sintomas.