Cinco planetas podem ser vistos a olho nu e são conhecidos desde a Antiguidade: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os nomes são uma homenagem a deuses da mitologia greco-romana e atravessaram os séculos sendo chamados assim em todo o Ocidente, herdeiro cultural da Grécia e da Roma antigas.
Os planetas foram nomeados pelos romanos em homenagem aos seus deuses, seriam estes: Júpiter, o deus do raio; venus, a deusa da beleza; marte, o deus da guerra; mercurio, o mensageiro dos deuses; saturno, o deus do tempo. Todos foram nomes dados de acordo com as suas características.
O nome Júpiter surge a partir do latim Iuppiter. É categorizado como um nome mitológico na medida em que Júpiter é o deus dos deuses na mitologia romana (equivale a Zeus na mitologia grega). ... Na Astronomia, esse é o nome do maior planeta do Sistema Solar e que simbolicamente significa equilíbrio e justiça.
Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.
Cinco planetas podem ser vistos a olho nu e são conhecidos desde a Antiguidade: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os nomes são uma homenagem a deuses da mitologia greco-romana e atravessaram os séculos sendo chamados assim em todo o Ocidente, herdeiro cultural da Grécia e da Roma antigas.
Mercúrio, na mitologia romana, associado ao deus grego Hermes, é um mensageiro e deus da venda, lucro e comércio, o filho de Maia, uma Plêiade, e Júpiter. ... O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente no céu.
Cometa Hale-Bopp
Apesar do núcleo sólido dos cometas geralmente ter menos de 50 quilômetros, a coma pode ser maior que o Sol, e as caudas iônicas já foram vistas estendendo-se por uma unidade astronômica (150 milhões de quilômetros) ou mais.
Cometa é o menor corpo do Sistema Solar e possui uma estrutura física dividida em três partes: núcleo, cabeleira ou coma e cauda. Cometa é o menor corpo contido no sistema solar, possui semelhança com um asteroide e é constituído, majoritariamente, por gelo.
Apesar do tamanho de sua cabeleira, o núcleo do cometa é relativamente pequeno, cerca de 15 quilômetros de comprimento por 8 de largura e cerca de 8 quilômetros de espessura.
O mais conhecido dos cometas é o Halley, que pode ser visto da Terra a cada quase 76 anos. Estima-se que a próxima "visita" dele será em 2061.
O Hyakutake é um cometa de período longo, antes desta sua passagem pelo Sistema Solar, o seu período orbital era de cerca de 15 000 anos, mas a influência gravitacional dos planetas gigantes aumentou-o para 72 000 anos....Cometa Hyakutake.
Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. Esse material forma o núcleo cometário. ... Com os gases, saem também os grãos de poeira cósmica. A mistura de gás e poeira cósmica é chamada coma ou cabeleira.
O cometa Halley
9 de fevereiro de 1986
O 433 Eros pela sonda NEAR Shoemaker da NASA e. O 25143 Itokawa pela sonda Hayabusa, missão operada pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).
Chicxulub