Paleozóica → com 6 períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano; ... Mesozóica → com 3 períodos: Triássico, Jurássico e o Cretáceo; Cenozóica → com 2 períodos: Terciário (épocas – Paleoceno, Eoceno, Oligoceno, Mioceno e Plioceno) e Quaternário (época – Pleistoceno e Recente);
As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta./span>
O éon Proterozoico é a mais nova das duas divisões do tempo Pré-cambriano, o mais velho é o Arqueano. O Proterozoico estendeu-se de 2.
Entende-se por tempo geológico o tempo decorrido desde o final da fase formativa da Terra até os nossos dias. A maior subdivisão da escala do tempo é chamada de Éon e representa grandes etapas de desenvolvimento do planeta. ...
Éon Fanerozoico
O Éon Fanerozóico se divide em três grandes Eras: a Era Paleozóica (=vida antiga), de 542 a 251 milhões de anos atrás; a Era Mesozóica (=vida intermediária), de 251 a 65 milhões de anos atrás; e a Era Cenozóica (=vida recente), de 65 milhões de anos atrás até o presente.
O Éon Fanerozoico ocupa somente 13% da história da Terra, se estende de 545 milhões de anos até os dias de hoje. É subdividido em três eras: Paleozoico, Mesozoico e Cenozoico.
Para entender melhor sua história, os cientistas dividem o tempo geológico em cinco níveis de classificação, chamadas unidades cronoestratigráficas: éons, eras, períodos, épocas e idades./span>
O nome Hadeano foi cunhado em 1972 pelo geólogo Preston Cloud e deriva do grego hades, que significa “inferno”. ... Isso se deve ao fato de que no princípio de formação do planeta, a Terra era uma massa incandescente com rios de rochas, vulcões em erupções e grande quantidade de enxofre.
Éon Hadeano Em sua formação, a Terra resumia-se a material condensado orbitando o Sol. Pela força da gravidade, esse material foi se fundindo em camadas diferentes e à medida em que o planeta esfriava, adquiria a estrutura atual, com um núcleo de ferro, manto de silicato e uma crosta externa fina.
Nesse tempo geológico, a Terra é marcada pelo surgimento de formas simples de vida, como bactérias, algas e organismos simples. Pouco é conhecido sobre o meio ambiente, contudo. Esse tempo geológico é marcado pelo surgimento de rochas magmáticas e do relevo caracterizado por escudos cristalinos.
No Azóico, a Terra estava em processo de resfriamento, durante o qual se formaram as primeiras rochas e a crosta terrestre. Porém, não é considerado como uma era geológica, pois a Terra estava em consolidação.