A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. ... Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo.
Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé.
Quadrilhas estilizadas dão toques modernos a manifestações tradicionais. Caruaru - O moderno e o tradicional estão juntos quando o assunto é festejos juninos. ... De origem europeia, as quadrilhas foram introduzidas no Brasil ainda no período colonial.
Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.
Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, como viola, triângulo, sanfona, zabumba e pandeiro, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste Brasileiro, com destaque para o Xaxado, Baião, Xote, samba-de-coco e quadrilha.
O forró, xote, xaxado e baião são ritmos bastante populares no Nordeste e conhecidos no país inteiro, principalmente durante o São João. E foi através de nomes como Luiz Gonzaga por exemplo, que a tradição nordestina foi disseminada pelo país inteiro e até hoje embala as festas juninas do litoral ao Sertão da região.
Músicas para entrar no clima de festa junina
Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida....
Sua origem tem relação com bailes populares que eram realizados no final do século XIX e eram chamados de "forrobodó", "forrobodança" ou "forrobodão". ... As pessoas costumavam dançar arrastando os pés a fim de evitar que a poeira levantasse, daí o termo rastapé ou arrasta-pé.
Formada por integrantes jovens, o Forró Universitário utiliza os instrumentos do pé-de-serra acrescidos de instrumentos como violão e o contrabaixo. Os maiores representantes desse estilo são as bandas Falamansa, Flor de Mandacaru entre outras lançadas mais recentemente.
A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização. ... Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Esse estilo musical é popularmente associado a outros gêneros: o xote, o xaxado e o baião. Neles, a base instrumental utilizada é a sanfona, o triângulo e a zabumba. É chamados também de forró tradicional ou forró pé-de-serra e seus maiores representantes são Luiz Gonzada, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca.