Formação. As rochas sedimentares formam-se por três processos principais: pela deposição das partículas originadas pelo intemperismo de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas; ... pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.
Ciclo geológico que engloba um conjunto de processos que ocorrem ao nível da crosta terrestre e que passa pela meteorização, erosão, transporte, sedimentação e diagénese.
Os processos responsáveis pela formação das rochas metamórficas, sedimentares e ígneas, respectivamente, são: a) metamorfismo, sedimentação e magmatismo. ... sedimentares: diagênese de sedimentos depositados em camadas. ígneas: cristalização do magma.
A solidificação do magma (cristalização) dá origem às rochas ígneas, também chamadas de magmáticas. A transformação de uma lagarta em crisálida e desta em borboleta denomina-se “metamorfose”.
O principal mecanismo de formação dos magmas é por fusão parcial das rochas que formam a porção superior do manto terrestre. Essa fusão das rochas sólidas para formar o magma é controlada por três parâmetros físicos: (1) a sua temperatura; (2) a sua pressão; e (3) a sua composição.
No fundo do mar, há áreas em que placas se chocam e uma desliza para baixo de outra. São as chamadas zonas de subdução. Conforme isso acontece, a pressão da placa que desce faz com que lava seja forçada para fora na placa que fica. Isso forma vulcões, que formam ilhas.
A lava deriva directamente do magma, o material em fusão que se encontra sob a superfície da Terra, cuja composição reflecte, pelo que ao solidificar, depois de desgaseificar e arrefecer, forma escoadas lávicas constituídas pelas correspondentes rochas ígneas extrusivas.
Introdução. A lava é uma rocha liquefeita quente que flui de um vulcão ou de outro buraco na superfície da Terra. Quando a rocha líquida ainda está embaixo da terra, é conhecida como magma. Quando a lava esfria e endurece, forma-se a rocha ígnea.