Os átomos dos elementos químicos que participam da ligação iônica devem apresentar, obrigatoriamente, a natureza de ganhar ou perder elétrons, assim, a ligação iônica pode ocorrer entre: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
(UNESP) Qual a fórmula do composto formado pelos elementos 20Ca40 e 17Cl35 e qual o tipo de ligação envolvida? a) CaCl, iônica.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantêm unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos.
Saindo da física e entrando na química: os átomos se ligam seguindo a regra do octeto, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência – a última camada a receber elétrons.
Os átomos se unem através do compartilhamento dos elétrons de valência. Este compartilhamento acontece até atingir oito elétrons “REGRA DO OCTETO”. Na formação de uma ligação covalente os átomos tendem a completar seus octetos pelo compartilhamento de elétrons.
Chama-se ligação química a força de atração que mantém os átomos unidos num agregado atômico.
A eletropositividade também é chamada de caráter metálico, pois os metais possuem maior tendência de perder os elétrons da camada de valência quando postos em contato com elementos eletronegativos.
O volume atômico é uma propriedade periódica que corresponde ao volume ocupado por 1 mol de átomos de determinado elemento químico. O volume atômico não é o volume que um átomo ocupa, mas refere-se ao volume ocupado por uma quantidade fixa de determinado número de átomos de um elemento químico.