A palavra FRAGRANTE se refere a alguma coisa ou a alguém perfumado, cheiroso, que exala um odor agradável. O adjetivo tem origem na palavra em latim fragrans, devendo assim ser escrito com r. Exemplos: ... A palavra FLAGRANTE se refere a alguma coisa que é incontestável e notória, vista no momento em que está acontecendo.
Observação: a expressão “deram um flagrante” quer dizer que alguém foi surpreendido no momento exato que praticava determinada ação. Fragrante: usa-se quando significar perfumado, cheiroso, aromático.
O artigo 302 do Código de Processo Penal considera que uma pessoa está em flagrante delito quando está cometendo ou acaba de cometer a infração penal. A norma inclui ainda nessa condição alguém que é perseguido logo após a prática da infração penal “em situação que faça presumir” ser autor do crime.
O que são pragas agrícolas? Muitos insetos e outros seres podem causar danos às plantas, porém só quando há um grande comprometimento da área plantada, é que podem ser considerados pragas. Conforme a espécie e o tamanho da praga, a proporção do prejuízo pode variar.
Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa, as principais pragas que atingem a lavoura são:
Após a identificação de pragas no estabelecimento, o controle integrado de pragas realiza uma análise de locais que estão mais suscetíveis a serem usados como abrigo ou que são facilmente acessados pelas pragas. Dependendo do tipo de praga encontrado, serão definidas as medidas para a realização do controle.
O controle biológico pode ser realizado através de parasitoides, predadores e entomopatógenos:
Controle Biológico, segundo Parra et al. (2002), é um fenômeno natural que consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais, os quais constituem-se nos agentes de mortalidade biótica. Assim, toda as espécies de plantas e animais têm inimigos naturais atacando seus vários estágios de vida.
O controle biológico é um fenômeno natural, o qual consiste no controle do número de plantas e animais pelos seus inimigos naturais ou introduzidos. Podendo ser útil para o controle de patógenos, pragas e “ervas daninhas”.
O benefícios do controle biológico de pragas na agricultura Redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas. ... Evita pragas mais resistentes. Evita alimentos contaminados. Evita o uso de agrotóxicos e fortalece o uso da crescente agricultura orgânica.
Controle Biológico ou Biocontrole é a técnica que faz uso de inimigos naturais no controle de insetos-praga de culturas agrícolas. Desde então, vários pesquisadores, principalmente entomologistas (pesquisadores que estudam os insetos), tem tentado definir esta expressão.
Sua vantagem se dá por não interferir em fatores essenciais, evitar o acúmulo de substâncias tóxicas e nem poluir o lençol freático. A exemplo de um controle biológico temos o uso de joaninhas, sim joaninhas, para acabar com algumas lagartas e alguns vermes.
O controle biológico pode ser feito a partir da introdução de parasitas específicos ou de predadores. Até o momento, o processo mostrou-se mais eficiente por meio da adição de parasitas, pois é mais específico e o parasita morre com o organismo parasitado.
O controle biológico de pragas é uma técnica que promove o equilíbrio entre as pragas e seus inimigos naturais, o que reduz ou até mesmo suprime o uso de defensivos agrícolas nas lavouras, sendo uma das alternativas na busca por uma agricultura sustentável.
Dentre as vantagens do controle biológico, temos:
Tipos de controle biológico de pragas O controle biológico de praga pode ser dividido em quatro tipos: artificial, natural, clássico e o aplicado.
Desse modo, o controle biológico conservativo representa valorosa técnica de regulação de artrópodes-praga com potencial para contribuir com o manejo integrado de pragas na cultura do morangueiro. ... em influenciar a comunidade de artrópodes associado ao morangueiro.