A técnica de hiperinsuflação manual (HM), também conhecida como "bag squeezing" ou "bagging", foi inicialmente descrita em 1968 por Clement e Hubsch (1) como um recurso para melhorar a oxigenação pré e pós-aspiração traqueal, mobilizar o excesso de secreção brônquica e reexpandir áreas pulmonares colapsadas.
Sintomas da DPOC
A hiperinsuflação manual, também conhecida como bag squeezing ou bagging, tem como objetivo aumentar a ventilação alveolar, mobilizar secreções brônquicas, reverter áreas colapsadas, além de melhorar a complacência estática.
Já na manobra de PEEP-ZEEP, a PEEP foi aumentada em 15 cmH2O, com a pressão inspiratória limitada a 40cm H2O, aguarda-se 5 ciclos respiratórios e em seguida a PEEP era reduzida bruscamente a zero, associada a compressão torácica bilateral.
A técnica denominada Positive End Expiratory Pressure (PEEP) – Zero End Expiratory Pressure (ZEEP) – (Pressão Expiratória Final Positiva; Pressão Expiratória Final Zero) proporciona a insuflação dos pulmões por meio do aumento da PEEP, seguido de uma rápida descompressão pulmonar pela redução abrupta da PEEP até zero ...
A manobra de recrutamento alveolar (MRA) é processo dinâmico de aumento transitório e intencional na pressão pulmonar com o objetivo de recrutar unidades alveolares colapsadas, aumentando a área pulmonar disponível para a troca gasosa e, consequentemente, a oxigenação arterial.
Para o cálculo da PEEP incremental (PEEPi), iniciou-se com 6 cmH2O, aumentando-se 2 cmH2O a cada 5 ciclos respiratórios, até que fosse atingida a PEEP de 20 cmH2O ou até a pressão de platô ≥ 45 cmH2O. O cálculo da PEEP decremental (PEEPd) procedeu-se da mesma maneira, decrescendo-se os valores até 6 cmH2O.
A Driving pressure, ou em tradução literal para o português (pressão motriz) é uma valiosa ferramenta utilizada em ventilação mecânica para minimizar os riscos de lesão pulmonar principalmente em pacientes com a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
O uso de altos níveis de pressão expiratória final positiva (PEEP) faz parte dessa estratégia, que objetiva reduzir a lesão induzida pelo ventilador mecânico. A PEEP é uma manobra mecânica que exerce uma pressão positiva no pulmão e é usada principalmente para corrigir a hipoxemia causada por hipoventilação alveolar.
peer-to-peer.
Deste modo, são complicações da ventilação não invasiva, exceto:
A capnografia refere-se à representação gráfica da curva de pressão parcial de CO2 na mistura gasosa expirada, em relação ao tempo, ou seja, é uma medida não invasiva da pressão parcial de CO2 do gás alveolar (PACO2).
A capnografia é um método não invasivo para monitorizar a função ventilatória permitindo avaliar a quantidade de CO2 ao final da expiração. ... O objetivo da capnografia é identificar precocemente alterações na atividade respiratória, como episódios de hipoventilação, apneia e obstrução da via aérea.
Auto-peep ou Peep intrínseca Page 14 Parâmetros Ventilatórios Pressão Positiva Expiratória Final (PEEP): Ajuste de 3 – 5 cmH2O. Pressão Inspiratória (Pinsp.): ... Pressão de pico (PPI): Pressão máxima atingida durante a fase inspiratória.