Dependendo do que estiver previsto no contrato social, pode ser que os sócios tenham que arcar com eventuais prejuízos com grandes fatias do seu próprio patrimônio.
A emissão de um contrato social é um processo que envolve a criação de um documento formal que estabelece os termos e condições de uma empresa. O documento é um requisito legal e é usado para definir a estrutura, operações e responsabilidades da entidade. Aqui está o passo a passo para emitir um contrato social no Brasil:
Para isso é fundamental contar com um software de gestão documental, ele permitirá reunir todos os documentos importantes da organização e ainda fazer a validação dos mesmo. A Wehandle está pronta para te ajudar nessa missão.
Se você tem interesse em saber mais sobre as principais exigências para ser uma ME ou EPP, recomendamos o artigo Quais são os requisitos para enquadrar sua empresa como ME ou EPP?
Não há um limite máximo ou mínimo de valor do capital social previsto pela legislação. Mas para atribuir direitos e obrigações a cada sócio, o valor do capital deve ser especificado no contrato.
Percebe como existe contrato social de CNPJ de diferentes tipos empresariais? Mesmo com pequenas diferenças, é possível determinar algumas partes que constituem este instrumento jurídico.
Uma boa forma de visualizar o conteúdo deste instrumento é pegar o modelo de contrato social da sua empresa. É provável que ele tenha sido elaborado por um profissional capacitado e contenha todas as informações necessárias.
Capital social: valor de investimento inicial, seja por meio de bens ou dinheiro. Especificação da quota de participação de cada sócio (divisão do capital prometido pelo capital efetivamente investido).
A desvantagem é que ele não pode ser alterado, ou seja, cláusulas não podem ser adicionadas. O formato é mais indicado para organizações que já tenham atividades estabelecidas no mercado, sem previsão de mudanças a médio prazo ao menos.
O contrato social é um documento oficial que regulamenta a constituição de uma empresa. Ele apresenta informações como a finalidade da companhia, o capital social, a forma de administração e as responsabilidades dos sócios.
Um contrato social é um documento ou acordo formal que estabelece as regras, direitos, obrigações e responsabilidades dos indivíduos ou entidades envolvidos em uma organização, empresa, parceria ou qualquer tipo de empreendimento conjunto.
Com o sistema, é possível agilizar o processo de assinatura do contrato social de CNPJ. Os sócios podem, inclusive, assinar o documento de qualquer lugar com o app Minha Assinatura Eletrônica.
Vale destacar que o processo deliberativo na limitada tem regramentos específicos. Menos de 10 sócios podem se reunir em reunião ou assembleia. Mais de 10 devem, obrigatoriamente, observar as regras da assembleia.
Também poderá ocorrer redução do capital social, após a sua integralização, nas seguintes circunstâncias: perdas irreparáveis; capital excessivo em relação ao objeto da sociedade; exercício do direito de retirada e exclusão ou redução da participação do sócio remisso.
Por isso, entender o contrato social e o que ele representa para a constituição da sua sociedade é tão importante. Este post explica 6 pontos principais sobre o contrato social.
Exercício social: data de término de cada exercício social (define e elaboração do balanço patrimonial e dos relatórios contábeis).
Após a assinatura do contrato social, qualquer transação financeira é responsabilidade da empresa, e não de cada sócio individualmente. Em caso de falência, por exemplo, há o confisco do patrimônio da sociedade, enquanto os bens particulares dos sócios permanecem intocados. Por outro lado, caso ocorra abuso de poder por parte dos sócios-administradores, as partes podem ser responsabilizadas no patrimônio pessoal.
Depois de feito esse registro, a empresa recebe um número que é conhecido como matrícula mercantil. Ele é essencial para que a organização possa realizar operações variadas, como a abertura de uma conta bancária, emissão de notas fiscais e contratação de colaboradores.
A tecnologia é uma forma de automatizar sua empresa e ela pode inclusive simplificar o processo de elaboração e assinatura do contrato social.
O contrato social é o documento que atesta a fundação da empresa e, junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é quem comprova a existência do negócio. Ou seja, nele, estão todas as características da empresa, questões legais, normas e direitos societários.
Estudos mostram que cultivar relacionamentos faz bem para a saúde. A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico.
Reforçamos que a principal diferença entre elas é o fato de como exercem a sua atividade econômica: Na sociedade simples é por meio dos sócios e na sociedade empresária é feito por meio da empresa como um todo.
As Sociedades Simples, reguladas pelo Código Civil, não podem praticar atos de comércio. As Sociedades Simples podem ser de profissão regulamentada, desde que, todos os sócios exerçam, através da Empresa, atividades de profissões legalmente regulamentadas e estejam domiciliados no país.