Todo o restante da excreção de água é realizado pelos rins. Se houver a necessidade de reter água no interior do corpo, a urina fica mais concentrada. Havendo excesso de água no corpo, a urina fica menos concentrada. Este balanço é realizado com a maior ou menor reabsorção de água nos túbulos renais.
Os capilares peritubulares são responsáveis por nutrir as partes distais do néfron, além de ser o destino final da reabsorção tubular do ultrafiltrado glomerular. O néfron é a unidade funcional do rim. ... O néfron contém um grupo de capilares anastomosados chamados de capilares glomerulares, formando o glomérulo.
A reabsorção da água pelos rins faz com que nosso corpo não perca água e eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras.) ao urinar. Se não houver reabsorção o corpo fica desidratado, pois irá perder muita água.
O intestino grosso é um órgão divido em três partes: ceco, cólon e reto, onde ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos (sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes.
A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
( ) Ao ser ativado, o reflexo de micção desencadeia uma série de contrações no músculo detrusor, a fim de que ocorra um esvaziamento completo da bexiga. ( ) Quando a micção é iniciada, a musculatura estriada recebe impulsos inibitórios, gerando um relaxamento da uretra, o que diminui a resistência uretral.