A importância de tais descobertas para os povos mesopotâmicos relacionam-se com o desenvolvimento de técnicas que facilitaram a vida e garantiram a sobrevivência e fixação dos mesmos num determinado território. ... As descobertas ainda utilizadas estão presentes na agricultura, principalmente.
Os escribas eram os chamados escrivão da Antiguidade, responsáveis por dominar a escrita do período e tendo papel fundamental na sociedade Mesopotâmia. ... Os escribas eram responsáveis por registrar todos os acontecimentos do Antigo Império Egito, tais como leis, textos, registrar números.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
A escrita do antigo Egito era organizada em forma de hieróglifos, mas existiam outras duas formas de escrita: escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular).
Língua suméria