Além do mais, a sua importância social reflete em outras áreas da sociedade, como na geração de renda e no combate à redução da pobreza. Isso atribui à Previdência Social um papel importante na economia do país. Em 2014, o percentual de pobres no Brasil, segundo dados do IBGE, atingiu 24,2% da população brasileira.
De acordo com a Carta Magna, a seguridade social compreende a saúde, a previdência e a assistência social. Entre outras coisas, a Previdência Social atende a cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; a proteção à maternidade e ao trabalhador em situação de desemprego involuntário.
A Previdência Social, mediante contribuição, tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.
A previdência privada nada mais é que um fundo de investimentos a longo prazo, que pode ser considerado um meio para complementar a renda após a aposentadoria e manter os ganhos nos próximos anos, pode ainda ser uma forma de guardar dinheiro para projetos posteriores, por exemplo, a faculdade dos filhos, uma casa, uma ...
A Constituição Federal de 1988 inseriu a Previdência Social em um sistema de proteção social mais amplo. Em conjunto com políticas de saúde e assistência social, a previdência compõe o sistema de seguridade social, conforme consta do art. 194, do capítulo que trata da Seguridade Social.
A Previdência Social é um “seguro garantidor” para os casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte, velhice,... Ou seja, um benefício que possa garantir tranquilidade futura ao contribuinte. Assistência Social é um dever do Estado e um direito do(a) cidadão(ã) para o atendimento às necessidades básicas.
Quem tem direito ao benefício? As novas regras confirmam que somente famílias com uma renda total de até três salários mínimos por mês (R$ 3.
Outra forma de consultar o número do seu benefício previdenciário é por meio do site do “Meu INSS”.
Através do site meuinss.gov.br e do aplicativo oficial Meu INSS, o contribuinte consegue consultar o histórico da sua história de trabalho e o tempo total de contribuição acumulado até o momento.
O INSS pode ser consultado também em uma agência da Previdência Social, ligando para o telefone 135, ou através do site do Meu INSS. Em todas essas opções, basta entrar com seus dados para saber seus vínculos de emprego, ou seja, se sua carteira está assinada.
A relação de emprego, ou o vínculo empregatício, é um fato jurídico que se configura quando alguém (empregado ou empregada) presta serviço a uma outra pessoa, física ou jurídica (empregador ou empregadora), de forma subordinada, pessoal, não-eventual e onerosa.