Norte de África, também referida como Norte da África, Norte d'África, África do Norte, África Setentrional e, impropriamente, "África Branca" por oposição à designação "África Negra" (África subsariana), compreende os países localizados no norte do continente africano, próximos ao mar Mediterrâneo, mas não só.
A África Branca, do Norte ou Setentrional corresponde ao grupo de países localizados na porção norte do continente e ao norte do deserto do Saara: Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia, Sudão, Saara ocidental e Egito.
De uma forma simples, a África é regionalizada basicamente em África Islâmica e África Subsaariana. ... A África Islâmica representa a região norte do continente africano, essa área compreende um conjunto de nações que praticam a religião islâmica e de língua árabe.
Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e também se distribuem em: África Central. África Meridional. África Setentrional.
A África Mediterrânea está localizada ao norte do deserto do Saara e possui características físicas e humanas semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o Islamismo.
Em seguida, cite que o continente, em razão dessas diferenças, pode ser dividido em duas regiões: África Mediterrânea, localizada na porção norte, banhada pelo Mar Mediterrâneo e com população majoritariamente mulçumana e África Subsaariana, ocupando a porção centro-sul e com grande diversidade étnico-cultural.
O fator principal da expansão muçulmana nesta região foi o comércio transaariano, que envolvia a África ocidental e o norte do continente. O processo ocorreu após a consolidação da conquista árabe ao norte, iniciando-se a partir do século IX.
Os muçulmanos conseguiram conquistar toda a Península Arábica por meio da conversão religiosa, que se pautava nos ensinamentos de Maomé e no livro sagrado do Alcorão, mas também por intermédio de guerras, que foram empreendidas contra os “infiéis”, que se opunham militarmente ao avanço do Islã.
A conquista resultou na destruição do Reino visigótico e no estabelecimento do Emirado independente de Córdoba Abd ar-Rahman I, que completou a unificação da Iberia governada por muçulmanos, ou Al-Andalus (711 – 1492)....Invasão muçulmana da Península Ibérica.
A reconquista de todo o território peninsular durou cerca de cinco séculos, só ficando concluída em 1492, com a tomada do reino muçulmano de Granada pelos reis Católicos. Em Portugal, a reconquista terminou antes, com a conquista definitiva da cidade de Faro, pelas forças de D. Afonso III, em 1249.
A “Reconquista da Península Ibérica” ou “Retomada Cristã” foi um movimento ibérico cristão de cunho militar e religioso, que opôs cristão e os muçulmanos numa guerra secular pela recuperação dos territórios perdidos para os conquistadores árabes na Península Ibérica, durante o século VIII, quando os muçulmanos ...