A Antropologia é uma ciência que se encarrega do estudo da diversidade cultural encontrada entre os seres humanos e estuda a relação entre indivíduos, e a relação de indivíduos com os seus meios envolventes, tendo como foco o conceito de cultura.
Entre os objetivos principais, da Antropologia podemos elencar: sua preocupação em fundamentar a necessidade da reflexão antropológica no contexto das ciências da saúde, nomeadamente da Medicina; a valorização da centralidade da Pessoa, enquanto sujeito cultural e social; o discurso nos processos relativos à prevenção ...
Nesse sentido, a antropologia da saúde e da doença contribui profundamente para nossa formação enquanto profissionais da saúde, uma vez que, proporciona reflexões em torno do fenômeno saúde/doença, bem como sua relação com aspectos sociais e culturais dos povos, ressaltando que o conhecimento biológico, por si só, não ...
O intuito de uma relação entre antropologia e educação é o de possibilitar a reflexão antropológica e das ciências humanas também, dentro do contexto educacional, de modo a possibilitar aos professores, pedagogos e alunos uma relação de conhecimento para a prática e reflexão, tanto através dos olhos dos professores, ...
A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.
A consagração definitiva da Antropologia como ciência vai se dar somente depois dos estudos de Darwin, o qual propôs a teoria da evolução. No século XX a Antropologia conhece um grande progresso, fruto das descobertas sobre o ser humano e as constantes pesquisas de campo realizadas com bastante rigor científico.
A antropologia é uma ciência vinculada às ciências sociais que visa entender a formação da humanidade, por seus vários aspectos (culturais, físicos e históricos), no mundo.
Pensadores da antropologia
Resposta: são eles; Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer.
Principais Antropólogos Franceses: -Bruno Latour. -Claude Lévi-Strauss. -Claude Meillassoux.
A disciplina acadêmica da antropologia, também conhecida como antropologia geral ou antropologia de “quatro campos”, inclui quatro subdisciplinas ou subcampos principais: sociocultural, arqueológica, bio- lógica e linguística.
A antropologia tem duas divisões principais: física e humana. Os antropólogos físicos estudam as características físicas dos humanos; os antropólogos culturais examinam as culturas humanas. Os dois tipos de antropologia podem incluir o estudo dos humanos pré-históricos, antigos e modernos.
Dando conta dessa divisão de tarefas, entre entender o homem como ser da natureza e ser da cultura, a Antropologia como ciência se apresenta nos currículos das universidades mundo afora em quatro subdisciplinas: Antropologia Física ou Biológica; Arqueologia; Lingüística; e Antropologia Cultural ou Social.
Áreas de estudo da Antropologia
A antropologia considera a cultura e a biologia humanas, em todo tempo e lugar, inextricavelmente entrelaçadas, uma influenciando a outra de modo relevante. Esta imagem, realizada em uma clínica especializada em Gujarat, India, representa um caso específico.
A primeira corrente teórica que propriamente pode ser chamada de antropológica, o evolucionismo cultural pressupunha uma unidade psíquica do ser humano.
A área Antropologia Cultural e Social investiga as dinâmicas socioculturais relacionadas à América Latina em comunidades locais, nacionais e globais.
2. Antropologia Pré-histórica: também conhecida como Arqueologia, trata do estudo do homem através dos vestígios materiais encontrados no solo ou em inscrições rupestres, buscando construir interpretações sobre sistemas sócio- culturais já desaparecidos.