A ponte H é um arranjo, em forma de “H”, de chaves que serve para inverter a polaridade de uma carga sem a necessidade de utilizar uma fonte simétrica. ... O funcionamento da ponte H é bastante simples: fechando-se as chaves S1 e S4 tem-se o motor rodando em um sentido.
Programando Ponte H com Arduino: O programa gira o motor A no sentido horário, depois desliga esse motor e gira o motor B no mesmo sentido. Depois, repete esse procedimento no sentido anti-horário.
Funcionamento de uma Ponte H
Como funciona a Ponte H Vamos imaginar os contatos dos relés como chaves, no diagrama abaixo. Quando as chaves CH AE e CH BD forem acionadas, a corrente passará da esquerda para a direita. E quando acionadas as chaves CH AD e CH BE , a corrente passará no sentido inverso, isto é, da direita para a esquerda.
Para resolver o problema utilizamos o famoso circuito conhecido como Ponte H que não é mais do que 4 transístores. Este circuito é uma elegante solução por ser capaz de acionar simultaneamente dois motores controlado não apenas seus sentidos, como também as suas velocidades. Além do seu uso ser simples no Arduino.
Modulando a ponte H No módulo Ponte H com CI L298N cada ponte H possui um pino que ativa ou não a ponte H. Caso tenha um sinal de 5V inserido nele, a ponte enta ligada, caso seja 0V a ponte esta desligada. Como temos 2 pontes H, temos o Enable A(Ativa A) e o Enable B (Ativa B).
Para controle do CI, aplicamos uma tensão variável ao pino 1, que irá determinar a velocidade do motor, e aos pinos 2 e 7 (INPUT 1 e INPUT 2), alternamos os estados LOW (baixo) e HIGH (alto) para utilizar os conceitos de ponte H e determinar o sentido de rotação.
O circuito basicamente irá controlar a velocidade do motor através do transistor TIP122, chaveando o motor de acordo com o PWM aplicado na base do transistor. Essa variação será alterada pelo potenciômetro que por sua vez envia o sinal de PWM para a base do transistor através do Arduino.