→ Funções dos meristemas Como os meristemas possuem células indiferenciadas, eles originam todos os tecidos da planta. São eles que são responsáveis, portanto, pelo crescimento em tamanho e também em espessura do vegetal. Além disso, atuam na cicatrização de possíveis ferimentos na planta.
O meristema é um tecido formado por células com características embrionárias, isto é, não estão especializadas e têm grande capacidade de divisão, podendo dar origem a qualquer outro tipo de tecido (totipotente). Divide-se em dois tipos: Meristema apical ou primário.
O meristema primário é encontrado no ápice de caules e raízes de plantas, sendo chamado meristema apical ou gema apical. O meristema apical é responsável pelocrescimento primário da planta, ou seja, pelo aumento do comprimento desses órgãos.
O que diferencia os meristemas dos demais tecidos vegetais, principalmente é: a espessura da parede celular e sua capacidade de crescimento e duplicação celular. Os tecidos meristemáticos, são tecidos com células embrionárias que possuem uma parede celular fina que permite o crescimento e a duplicação celular.
1) Qual o tecido pluripotente e não diferenciado dos vegetais: * Câmbio. Meristema.
Os tecidos de sustentação do vegetal garantem suporte mecânico à planta. Colênquima e esclerênquima são exemplos de tecidos que exercem essa função nos vegetais.