Transmissão articulada. É um conjunto de engrenagens de aço, que se combinam, entre si, para permitir rotações diferentes das rodas motrizes do veiculo, quando esse se desloca nas curvas (Fig. 6).
Na engenharia mecânica, a relação de engrenagens é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais engrenagens interligadas. ...
Para dimensionar o redutor de que precisa, deve começar por escolher o tipo de eixo de transmissão apropriado. Existem três configurações diferentes de eixos de entrada e de saída: eixos ortogonais, eixos coaxiais e eixos paralelos. Nos redutores de eixos ortogonais, os eixos de entrada e de saída são perpendiculares.
Os multiplicadores de velocidade (multiplicador de velocidade ou caixa multiplicadora de velocidade) foram desenvolvidos para usinagem highspeed em Centros de Usinagem CNC ou Fresadoras CNC. São dispositivos leves e potentes, ideias para operações de acabamento ou fresamento em alta velocidade.
Já o motoredutor funciona acoplado diretamente ao motor, logo, ele faz a redução de forma direta. Assim, qualquer sobrecarga no redutor, impactará também o motor.
Se a polia movida é maior que a motora, a velocidade transmitida para a máquina é menor (menor rpm). Para calcular o RPM das polias é só aplicar a seguinte expressão matemática: Onde n1 e n2 são as rpm das polias motora e movida, respectivamente, e D 2 e D1 são os diâmetros das polias movida e motora.
A relação é simples, bastando dividir o número de dentes da engrenagem motora pelo número de dentes da engrenagem movida. Supondo que a engrenagem menor tenha 20 dentes e a maior tenha 30.
Calcula-se a taxa de redução dividindo o torque de saída pelo de entrada. Se 50 joules de saída resultam de 10 joules de entrada, a taxa de redução é cinco para um. Isso é semelhante à contagem de dentes de engrenagem.