CH₄
Metano é o menor e mais simples hidrocarboneto. É um composto orgânico com apenas um carbono em sua cadeia. Possui geometria tetraédrica e forma uma substância polar, incolor, gasosa e inflamável.
Fontes de gás metano Decomposição de resíduo orgânico (aterros sanitários e lixões); ... Produção de combustíveis fósseis (gás e carvão); Queima de combustíveis fósseis (veículos); Aquecimento de biomassa anaeróbica.
O metano é um gás proveniente de diversas fontes, sendo que as principais são: erupções vulcânicas. decomposição de matéria orgânica. digestão de alguns animais herbívoros.
A forma como o metano será transformado em energia dependerá de onde ele é produzido. Em aterros sanitários e lixões, por exemplo, o líquido escuro e viscoso produzido pela decomposição da matéria orgânica, mais conhecido como chorume, é uma importante fonte de liberação de gás metano.
Os meios são:
Os construtores inundaram a área sem retirar as árvores, que viraram um grotesco paliteiro. A madeira em putrefação atraiu nuvens de mosquitos para a região, matou os peixes e gera metano, um gás tóxico e responsável pelas mudanças climáticas.
Considerado um biogás, o metano já é utilizado como combustível alternativo em diversos lugares do país, sobretudo para veículos como ônibus e caminhões. Também pode ser usado como base para a fabricação de substâncias como cloreto de metila, etanol, dióxido de carbono, acetileno, diclorometano e amônia.
O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos, isto é, a matéria resiste à deformação. Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima.