O átomo de ferro (número atômico = 26) tem a seguinte distribuição eletrônica nos subníveis em ordem energética: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. Já quanto às camadas eletrônicas, temos: K = 2; L = 8; M = 14; N = 2.
Logo, se a soma dos elétrons em cada camada eletrônica corresponde ao número atômico Z do elemento, está correta a distribuição. Verificando: 2 + 2 + 6 + 2 + 6 + 2 + 6 = 26. Logo, se a soma dos elétrons em cada subnível de energia corresponde ao número atômico Z do elemento, está correta a distribuição.
Podemos observar que a distribuição eletrônica terminou no subnível 4s o que o torna o subnível mais energético do átomo com 20 elétrons. Além disso, notamos que, como a distribuição passou por quatro níveis de energia, esse átomo apresenta quatro níveis!!
O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s23d6 onde os elétrons mais energéticos são os elétrons 3d6, pois estes são os últimos desse átomo na distribuição de Linus Pauling.
Para os átomos conhecidos atualmente, os elétrons ocupam 7 níveis de energia (camadas de elétrons), representados por letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q, e identificados através de "números quânticos", denominados "principais" ou "primários", que são, respectivamente: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K,L,M,N,O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.
Resposta. Número de elétrons no subnivel mais energético :o. subnivel mais energético é o último a ser preenchido isto é, o 3 d... numero de elétrons no subnivel mais externo: O subnivel mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4s.
Resposta. Resposta: Para os átomos conhecidos atualmente, os elétrons ocupam 7 níveis de energia (camadas de elétrons), representados por letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q , e identificados através de "números quânticos", denominados "principais" ou "primários", que são, respectivamente: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Resposta. distribuição eletronica ficaria 1s2 2s2 2p6 3s2 (3p4). Secundário igual a 1 significa que o elétron está no subnivel p.
Eletrosfera, também chamada de nuvem eletrônica, é a região externa do átomo onde se localizam os elétrons. Ela é dividida em sete camadas que recebem as letras K, L, M, N, O, P e Q de acordo com a distância entre ela e o núcleo, sendo a K a mais próxima e menos energética e a Q a mais afastada e mais energética.
Quando um elétron absorve certa quantidade de energia, salta para uma órbita mais energética. Quando ele retorna à sua órbita original, libera a mesma quantidade de energia, na forma de onda eletromagnética.
Quanto mais próxima do núcleo está uma camada, maior é a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons dela e menos energia potencial esses elétrons possuem. Em compensação, os elétrons das camadas mais afastadas do núcleo são atraídos por ele com intensidade menor, e portanto possuem mais energia potencial.
Quando um elétron passa de um nível de energia N para o nível M, de um certo átomo, emite um fóton energético de comprimento de onda λ1 = 500 nm. Quando o elétron transita do nível M para o L, emite outro fóton energético de comprimento de onda λ2 = 200 nm.
Isso ocorre sempre que o elétron recebe um raio de luz, absorve a energia luminosa e passa de uma órbita mais próxima do núcleo atômico para outra mais distante. Em seguida, emite a energia absorvida, novamente na forma de um átomo de luz, e dá um salto quântico.