Também conhecido como alho-francês, o alho-poró é um vegetal muito utilizado em receitas salgadas como molhos, sopas e saladas. Apesar de pertencer à mesma família que o alho e receber o mesmo nome, ele possui características únicas em seu sabor, o que o torna tão apreciado pela culinária.
Significado de Alho-poró substantivo masculino Espécie de alho da mesma família dos alhos comuns e cebolas: alho-francês, alho-porro. ... Variação de alho-porro.
A história do alho-poró é divertida. Conhecida em Portugal como alho-porro (ou ainda porró ou porrô), a saborosa erva chamada cientificamente de Allium ampeloprasum ou porrum ganhou no Brasil a variação eufemística “poró” como forma de atenuar a associação com o palavrão “porra”.
substantivo masculino Pequeno orifício; ducto: poros de uma esponja. [Anatomia] Pequeno orifício de uma glândula da pele, sudorípara ou sebácea, através do qual o suor e as substâncias oleosas são expelidas.
O alho-poró mede até 50 cm de altura e tem folhas longas, de até 90 cm de comprimento, que nascem sobrepostas umas às outras na forma de leque. Na base, forma-se um caule cilíndrico de 10 cm a 20 cm de comprimento, cuja parte subterrânea é esbranquiçada.
Como plantar alhos porros
140 dias
O alho-poró perfeito O talo deve ser branco, brilhante e firme, com folhas bem esverdeadas. Se o bulbo estiver amarelado e amolecido, sinal de que está velho.
Alho-poró
Corte em rodelas e congele num saco plástico – ele vai do congelador direto para o refogado ou panela. As folhas também podem ser congeladas para aromatizar caldos ou sopas caseiras.
O plantio de alho-poró pode ser feito por sementeiras ou já em seu local definitivo, em covas de aproximadamente 1 cm de profundidade e com 10 cm de distância entre elas. 2. EStando entre 10 a 20 cm de altura, cerca de dois meses após a semeadura, deve ser realizado o transplante para o local definitivo.
Comece sempre colocando seu alho poró e cebolinha na água. É a melhor forma da planta começar a se desenvolver e criar raízes. Nesta fase segure o alho poró com palitinhos para que ele não mergulhe na água e apodreça, pois apenas as raízes devem ficar na água.
Plante as mudas do alho-poró a pelo menos 15 cm de profundidade e com 15 cm ou mais de distância umas das outras. Depois, afofe o solo em volta da base do caule até cobrir as raízes e chegar à bifurcação nas folhas.
Alho-poró Para cultivar o alho-poró, corte o talo da planta com 5 cm de distância da raiz e coloque a parte destacada em um pote com pouca água, deixando submersa apenas a parte inferior da raiz. O procedimento também pode ser feito na terra, com o mesmo efeito: a planta começará a crescer.
Corte o talo de alho poro e reserve a parte da raiz com um tamanho de mais ou menos 5 cm (3 dedos). Como mostra a foto acima, espete com dois palitos e coloque em um vidrinho pequeno com água que molhe a base. Deixe em um lugar próximo a luz natural. Perto de uma janela é o ideal.
Elas tem um gosto de alho bem suave. São boas para se jogar por cima, ao final do cozimento, temperando e enfeitando o arroz, pra finalizar risotos, ou temperar e enfeitar legumes assados. Também dá pra fazer um pão ciabatta incrível recheado com as flores do alho poró.
Plantio de alho: passo a passo
O sabor delicado e perfumado faz do nirá uma hortaliça versátil, podendo entrar nas receitas cru ou cozido, como tempero ou ingrediente principal. No Ocidente, faz sucesso em quiches, sopas e saladas. Substituto mais suave para o alho, vai bem com batatas e peixes.
FLOR DE PEPINO E CEBOLA Depois basta retirar o miolo e recortar parte da casca. Em seguida, é só por o pepino na água gelada para que as casas se abram como uma flor. Logo após, repita o mesmo processo com a cebola. E para deixar o detalhe ainda mais bonito, tire a parte de dentro da cebola.
Na semeadura direta, é realizado em etapa única, distribuindo as sementes no local definitivo. No transplante de mudas, primeiro semeie a cebola em canteiros ou recipientes próprios para produção, como bandejas; em seguida, quando as mudas estiverem com duas a três folhas, leve-as para o local de cultivo.
Corte a cenoura em círculos. Depois de passar o ralador por toda a superfície da cenoura, pegue uma faca afiada e corte-a em fatias. A espessura fica por sua conta. Todos os círculos ficarão com os formatos sutis de flor.
É a Cebola-braba ou Cebola-brava, que apesar do nome, é boa para comer. Como medicamento, a Cebola-braba é usada há séculos pelos colonos norte-americanos e pelos chineses para tratar diversas doenças. Esmagadas, são indicadas para o tratamento de tosses, angina, asma, resfriados e de infecções bacterianas.
10 benefícios da cebola
Esse vegetal possui diversos benefícios para a saúde, pois possui propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes e, por isso, consumir cebola regularmente é uma ótima forma de manter a saúde do coração.
Para alguns pode parecer estranho, mas a casca da cebola não tem cheiro forte e sua infusão ajuda a clarear os cabelos. ... Com os cabelos úmidos, aplique o chá nos fios e espere secar. Dica: Para potencializar o efeito clareador da casca de cebola, leve os cabelos ao sol para secar.