Resumo: É chamado silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação.
Em geral, o período de estocagem da silagem pode ser dividido em 4 fases: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo, sendo cada fase ditada por diversos processos (Rotz e Muck, 1994). A fase de pré-fechamento representa o tempo entre o início do enchimento do silo até seu fechamento.
A silagem de milho é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.
O processo de produção da silagem exige cuidados tanto na escolha do tipo de silo quanto na correta armazenagem do material, pois falhas podem comprometer a qualidade nutricional da silagem pela fermentação desencadeada por microrganismos indesejáveis, tornando-se então de baixa qualidade e inadequado para o consumo ...
O aumento da temperatura da silagem normalmente é esperado durante o início da fase aeróbica e ocorre provocado por dois processos, sendo o primeiro denominado como fisiológico e o segundo como microbiano.
A produção de uma silagem de milho de boa qualidade passa por três fases importantes:
400 kg
35%
O cálculo para silos cilíndricos depende da fórmula (π x r2) e multiplicá-la pela altura do silo. Exemplo: Um silo com raio de 1,5 m (r) e 10 metros de altura (A), seu volume será: Área da face do silo: π x (1,5 m)2 = 3,14 x 2,25 m2 = 7,07 m2. Volume total do silo: 7,07 m2 x 10 m = 70,70 m.
Vacas Secas: 9 a 15Kg, por cabeça ao dia; Touros: 1,5% do peso vivo; Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.