EQST

Qual A Contrapartida Do Ajuste A Valor Presente?

Qual a contrapartida do ajuste a valor presente?

A contrapartida de um ajuste a valor presente de um exigível pode ser a redução do custo do ativo adquirido (mesmo que parcialmente) com esse passivo, como no caso de compra de um estoque por um prazo anormal ”sem juros”, ou de um imóvel sem explicitação de encargos financeiros, etc.

Quais fatores podem influenciar no ajuste a valor presente?

Para determinar o valor presente é necessário conhecer primeiramente o valor do fluxo futuro, a data do fluxo financeiro e a taxa de desconto utilizada. No pronunciamento é determinado que a mensuração contábil a valor presente deva ser aplicada no reconhecimento inicial de ativos e passivos.

Quando o ajuste a valor presente deve ser reconhecido?

Deve-se observar que, caso haja uma renegociação da obrigação ou direito a que se refere o reconhecimento inicial, uma nova mensuração do ajuste a valor presente deve ser realizada, gerando um novo reconhecimento do valor patrimonial e da receita ou despesa financeira.

Quais os ativos e passivos estão sujeitos ao ajuste a valor presente?

A determinação da apuração do Ajuste a Valor Presente - AVP envolve elementos do ativo e passivo de longo prazo. Todos os elementos integrantes do ativo realizável e do passivo exigível devem ser ajustados ao seu valor presente, mediante descontos que considerem os juros embutidos pré-fixados.

Quando houver efeitos relevantes do ativo e do passivo como deve ser feito o ajuste do valor presente?

Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ...

Em que momento deveremos aplicar o ajuste ao valor presente?

O AVP deve ser aplicado no momento inicial das transações. Não somente nas transações que estão em aberto no encerramento do exercício contábil. Já que podem haver efeitos relevantes nas linhas da demonstração do resultado (índice e natureza de conta).

Em que situações deve ser contabilizado um ajuste a valor presente?

O ajuste a valor presente é aplicado principalmente em itens de longo prazo, para os itens de curto prazo, o ajuste deve ser realizado somente se houver efeito relevante.

Como deve ser efetuada a quantificação do valor presente no reconhecimento inicial de ativos e passivos?

3, grifo do autor): “determina-se que a mensuração contábil a valor presente seja aplicada no reconhecimento inicial de ativos e passivos”, utilizando uma “base exponencial “pro rata die”, a partir da origem de cada transação, sendo os seus efeitos apropriados nas contas a que se vinculam” (CPC 12, 2008, p. 8).

Como é visto os efeitos fiscais sobre o desconto a valor presente de ativos e passivos?

Efeitos fiscais 29. Para fins de desconto a valor presente de ativos e passivos, a taxa a ser aplicada não deve ser líquida de efeitos fiscais e, sim, antes dos impostos.

Como calcular valor presente de um empréstimo?

O seu cálculo é feito a partir da fórmula VP = VF/ (1 + i)t, onde:
  1. VP é o Valor Presente.
  2. VF é o Valor Futuro.
  3. I é a taxa de juros vigente.
  4. T é o tempo entre o primeiro e segundo elemento.

Em quais situações uma empresa deve realizar o ajuste a valor presente?

Ajuste a Valor Presente e Valor Justo Além disso, são consideradas as incertezas que envolvem tanto os ativos quanto os passivos do negócio. Tanto é que quando trata-se de entrada e saída de dinheiro, efetivamente, que envolvam juros implícitos ou explícitos embutidos, é preciso fazer o Ajuste a Valor Presente.