A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.
Articulação Temporomandibular É uma sinovial condilar que combina gínglimo e plana. Ocorre entre a cavidade glenóide do osso temporal e côndilo da mandíbula sendo interpostos por um menisco interarticular.
A articulação fibrosa gonfose, também denominada articulação dentoalveolar, é a que permite a movimentação do dente no seu alvéolo, sendo a única deste tipo encontrada no organismo humano.
Anfiartrose: São articulações semi-móveis, flexíveis e cartilaginosas. Elas possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos que evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxiliando, dessa maneira, no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo.
Anfiartroses: são as articulações cartilaginosas, semimóveis. Elas recebem esse nome exatamente por conter cartilagens entre os ossos e possibilitar movimentos que evitam o desgaste dos ossos. Exemplos dessas articulações são as localizadas nas vértebras e ossos do quadril.
Articulações por continuidade: Articulações fibrosas – O tecido que promove a união é o fibroso. São comumente chamadas de articulações fixas ou imóveis, contudo, apresentam vibração e ou trepidação. Normalmente são temporárias, pois o tecido fibroso é invadido pelo processo de ossificação.
As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).
Vários fatores como idade, sexo, estrutura articular, ligamentos, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, temperatura corporal e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos.
O professor explica o processo denominado sinostose. “Em diferentes fases da vida e em regiões do esqueleto, ocorre a fusão dos ossos com desaparecimento da articulação localizada entre eles, processo conhecido como sinostose.