Uma vez que a pele humana íntegra se apresenta como uma eficiente barreira contra a penetração e permeação de substâncias exógenas, conferindo proteção ao ser humano, este é um fator limitante para a ação de substâncias com finalidade terapêutica ou cosmética que são aplicadas topicamente (HADGRAFT, 2001; HADGRAFT, ...
Formas possíveis de penetrar a camada córnea da pele
Por definição, um promotor químico de penetração cutânea aumenta a permeabilidade da pele por induzir reversivelmente um dano ou uma alteração físico-química no estrato córneo, com a finalidade de reduzir sua resistência à difusão.
Além disso, a permeabilidade da pele pode ser influenciada por inúmeros fatores fisiológicos, como a idade, etnia, local anatómico, sexo e algumas patologias, e a administração de fármacos por esta via pode gerar irritação ou sensibilização cutânea.
Para que um ativo cosmético exerça seu efeito na pele, é necessário que sua molécula ultrapasse a barreira do estrato córneo e atinja seu local de ação. Se o ativo não for capaz de permear através do estrato córneo, o produto não desempenhará sua ação efetiva.
A pele tem a capacidade de absorver diversas substâncias. Algumas penetram as camadas mais superficiais e, outras, as mais profundas do órgão, podendo entrar inclusive na corrente sanguínea.
A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.
A epiderme possui 5 camadas e possui celulas proprias como a queratinocitos que tambem e a sua celula principal . Derme e um tecido conjuntivo que tem como objetivo sustentar a epiderme.Na derme encontramos as fibras colagenas e elastinas entre outras .