Soluções insaturadas tem uma quantidade de soluto menor do que a capacidade de solubilidade do solvente. Desse modo, ao acrescentar mais soluto, ele não formará corpo de fundo. Falsa. Soluções supersaturadas são soluções com o soluto dissolvido pela temperatura, não apresentam corpo de fundo nessas condições.
Elas são formadas por um ou mais solutos (substâncias dissolvidas) e um solvente, que é a substância presente em maior quantidade e que dissolve as outras substâncias. Na maioria das vezes, quando falamos de soluções, o que vem à mente são as soluções aquosas usadas em laboratórios, como as mostradas na imagem acima.
Quando consideramos uma solução aquosa de açúcar, podemos fazer as seguintes anotações a seu respeito, veja: a) Podemos compreender como sendo uma solução a mistura que seja composta de água juntamente com o açúcar dissolvido, isso significa dizer que aqui temos uma mistura de duas fases.
Entretanto, existem algumas substâncias moleculares quando se formam íons em soluções aquosas. As mais importantes delas são as ácidas. Podem, então, existir reações que ocorrem em soluções com materiais ácidos. Nesses casos, destacam-se as reações ácido-base, mais conhecidas como reações de neutralização.
Eletrólitos são minerais que carregam uma carga elétrica quando estão dissolvidos em um líquido como o sangue. Os eletrólitos do sangue – sódio, potássio, cloreto e bicarbonato – ajudam a regular as funções dos nervos e músculos e manter um equilíbrio ácido-base e um equilíbrio hídrico.