Os principais medicamentos vasodilatadores de ação direta são: Hidralazina e Minoxidil (12). Derivado da Hidrazina, a Hidralazina, é um potente anti-hipertensivo devido ação vasodilatadora em artérias e arteríolas, entretanto, essa ação não se estende às veias.
Esse tipo de remédio inclui medicamentos como o ramipril (marca: Altace), captopril (Capoten), enalopril (Vasotec), fosinopril (Monopril), lisinopril (Prinivil, Zestril) e quinapril (Accupril).
É consenso entre as diretrizes mundiais que o tratamento deve visar valores de pressão arterial abaixo de 130x80mmHg e, para o tratamento, são consideradas drogas de primeira linha: os diuréticos tiazídicos, os inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA) e ...
Tanto os IECA quanto os ARA II têm como objetivo impedir a ação de um hormônio chamado angiotensina II. Os IECA impedem a sua formação, enquanto os ARA II impedem o seu funcionamento. A principal ação da angiotensina II está no controle da pressão arterial.
Segundo essa avaliação, o IECA com melhor pontuação foi o ramipril, seguido do perindopril, lisinopril e enalapril. A medicação que atingiu maior pontuação relacionados aos desfechos clínicos, como morbidade e mortalidade cardiovascular, foi o ramipril.
O principal mecanismo de ação dos inibidores da ECA é o de diminuir a produção de angiotensina II. Como conseqüên- cia, pode-se observar a redução na produção de aldosterona.
Bloqueio da ação da enzima conversora da angiotensina. Menor formação de angiotensina II, potente vasoconstrictor e estimulador da aldosterona. O IECA é inibidora também da degradação da bradicinina, potente vasodilatador, que portanto tem sua ação aumentada.
Efeitos colaterais Esse tipo de tosse é ocasionada devido a uma enzima análoga à ECA que é a responsável pela degradação de bradicinina no trato respiratório. Com isso, os níveis de bradicinina aumentam e provocam o sintoma da tosse mediada por captopril.