O cio é o período em que a fêmea fica parada enquanto outro animal salta sobre ela. Outros sinais são percebidos durante o cio, como inquietação, cauda erguida, urina constantemente, vulva inchada e brilhante, muco cristalino e transparente, perda de apetite, entre outros.
Apesar de não ter data certa para acontecer, para saber quanto tempo dura um cio de uma cadela, é importante entender que a duração depende da frequência do ciclo, já que é diferente para cada pet. Mas, de acordo com o Dr. Rafael, “normalmente, o cio se repete a cada seis a doze meses”.
O cio silencioso, de fato, é um cio que ocorre, mas não é perceptível. Nesse período, normalmente, a cadela torna-se receptiva aos machos, pode engravidar, mas não apresenta sinais de cio como inchaço na vulva e sangramento.
A primeira vez de uma cadela no cio costuma ser entre os 6 meses e 1 ano de vida, mas pode depender da raça e do porte do animal. De forma geral, o primeiro cio costuma surgir: Cadela pequena: entre os 6 e 12 meses. Cadela média e grande: entre 7 e 13 meses.
Normalmente as cadelas tem o primeiro cio entre 6 e 8 meses de vida. Porém pode existir uma variação individual, podendo demorar até 12 a 15 meses para o 1º cio.
Normalmente entre 6 meses a 9 meses o corpo da fêmea, não importa a raça, está pronto para o primeiro cio. Isso não quer dizer que ela já pode cruzar, pois muitas vezes seu aparelho reprodutivo ainda não está pronto para receber os filhotes.
A região genital externa das cadelas (vulva) começa a inchar e observa-se um leve sangramento. Chamamos de primeiro dia de cio, o dia que observamos o inicio do sangramento. Duração do cio: Em média, o cio das cadelas dura de 15 a 16 dias.
Atente-se à idade do pug. O macho deve ter entre 12 e 15 meses, já que, a essa altura, já vai estar maduro o bastante para a relação sexual. Não cruze fêmeas que tenham mais de seis anos de idade.
Ele ocorre entre 7 a 10 meses de idade, na maioria das raças. O cio é a época de namoro da fêmea, pois fora deste período ela não aceita a cobertura do macho. Diferente das fêmeas, os machos não apresentam cio e podem acasalar em qualquer época.
8 anos
Ela ocorre entre 5 a 15 dias após o proestro. Nesse momento, alguns sintomas da fase anterior se tornam mais discretos, como é o caso do edema vulvar. Durante o estro, a cadela também deixa de apresentar secreções sanguinolentas. O cruzamento de cachorro pode ocorrer nessa fase, que pode durar de 3 a 15 dias.
Na maioria das vezes, um acasalamento apenas é o suficiente para que a fêmea engravide, mas pode-se acasalar por duas ou três vezes, uma vez ao dia. Não é aconselhável cruzar a cadela nos dois primeiros cios, pois apesar de apta a engravidar, seu organismo ainda não atingiu a maturidade para que ela seja uma boa mãe.
As cadelas podem engravidar quando ficam com o cio, o que acontece aproximadamente a cada oito meses. Este período fértil dura até três semanas. Tal como pode engravidar, durante este período, a sua cadela pode também envolver-se em brigas com machos, caso ainda não se sinta preparada para acasalar.
nove dias
O ideal é que a cadela permaneça com o macho por pelo menos 5 dias ou até que a fêmea não aceite mais o outro animal. Porém, devido a variação da duração de cada estágio do ciclo estral entre as cadelas, essa determinação apenas visual do momento ideal para realização da cruza pode não ser muito confiável.
Para que o cruzamento de seu cão seja um sucesso, o mais conveniente é que a fêmea seja levada aonde está o macho. Deve haver um ambiente tranquilo, o macho perceberá os feromônios da fêmea para depois tentar copular.
Cadela que não pega cria tem que ter investigados os seus ovários. Também pode ser que o útero de sua mascote esteja anatomicamente comprometido, fatores hormonais e uso de medicações também precisam ser lembrados. Depois disso, três são as correntes que podem explicar por que a cadela não pega cria.