A membrana plasmática se trata de uma estrutura presente em todas as células, tanto eucariontes quanto procariontes, e é ela que separa o interior das células do meio externo. Não é à toa que esse envoltório está presente em todos os tipos celulares conhecidos.
Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias. Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.
Com exceção dos vírus, todos os seres vivos apresentam células. Devido à ausência dessas estruturas, muitos autores não consideram os vírus seres vivos.
O Reino Monera compreende os seres procariontes. ... Assim, como são seres unicelulares, descrever a estrutura dos seres do Arquea e Bactéria é a própria descrição da célula procarionte, cuja forma simples é, em geral, esférica ou em bastonete, mas pode também ser em bastonete curto ou hélice, podendo formar colônias.
Como exemplos de seres vivos procariontes temos as bactérias e as cianobactérias, que já foram chamadas de algas azuis. ... São exemplos de seres eucariontes os protozoários, as algas, os fungos, as plantas e os animais.
As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.
As células vegetais e animais possuem várias diferenças e semelhanças em sua estrutura. ... Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares. Tanto as células vegetais como as animais são eucarióticas.