EQST

Quais So Os Princpios Da Poltica Nacional De Assistncia Social?

Quais são os princípios da Política Nacional de Assistência Social?

A PNAS rege-se pelos seguintes princípios democráticos: I - Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; II - Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; III - Respeito à ...

O que é uma assistência social?

A Assistência Social é uma politica pública, ou seja, um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que está presente em todo o Brasil.

Quais são os objetivos da PNAS 2004?

A Política Nacional de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, e visa seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à universalização dos direitos sociais (PNAS, 2004, p. 31).

O que é assistência social e para que serve?

A Assistência Social Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Qual é a função de um assistente social?

Os profissionais de Serviço Social estudam a realidade social brasileira e trabalham diretamente com a população. Atuam em situações de violação de direitos humanos como trabalho análogo, situação de refúgio, situação de rua e migração, retratadas diariamente pela mídia.

Quais os serviços prestados pela Assistência Social?

Acesse

  • Proteção e Atenção Integral à Família - PAIF.
  • Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI.
  • População em Situação de Rua.
  • Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
  • Equipes Volantes.
  • Abordagem Social.
  • Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias.

Quais são os serviços ofertados pelo CRAS?

Confira agora a lista com os 22 benefícios oferecidos pelo programa:

  • Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Carteira do Idoso;
  • Bolsa Família;
  • Telefone Popular;

O que faz a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social?

A secretaria Compete à secretaria assessorar o Ministro da Cidadania na formulação e coordenação de políticas, programas e ações voltados à renda de cidadania, assistência social, inclusão social e produtiva nos âmbitos rural e urbano, atenção à primeira infância e cuidados e prevenção às drogas.

O que significa a sigla Smads?

A missão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) é cuidar das políticas voltadas para a assistência social do município de São Paulo.

O que quer dizer a palavra Cras?

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.

Qual a função do gestor da Secretaria de Assistência Social?

A finalidade do órgão gestor é planejar, organizar, coordenar, monitorar, financiar e avaliar a execução da política de assistência social no município, dando ainda subsídios às unidades de atendimento aos usuários, bem como, assessoramento aos mesmos no que se refere a atribuições de seus serviços, em projetos e ...

Como se inscrever no CRAS pela internet?

O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever. Pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.

Quando os Cras voltam a funcionar?

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vão retornar os atendimentos presenciais a partir de 4 de janeiro. Ao todo, 27 postos do Cras e 11 do Creas voltarão a abrir as portas para a população.