Os esgrimistas usam máscaras, luvas e colete, feitos de malha de aço; Com a espada, pode-se tocar o adversário em qualquer parte do corpo. Com o florete, apenas o tronco.
Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. O objetivo é tocar o adversário e ao mesmo tempo evitar ser tocado por ele. Em cada esgrimista existe um fio preso na espada que se conecta a um aparelho para marcar quantas vezes a arma tocou no adversário.
Oficialmente, a pista de esgrima apresenta as seguintes dimensões: 14 metros de comprimento, com recuo variando de 1,5 a 2 metros, que também são utilizados, por 2 metros de largura. As armas atualmente utilizadas nos duelos são o florete, a espada e o sabre.
– Caso um dos atletas atinja a marca de 15 pontos, torna-se o vencedor automaticamente, dando fim à disputa; – Em caso de empate após três rounds, é disputado um round de desempate de até um minuto. O competidor que marcar um ponto primeiro torna-se o vencedor.
1000 pontos
Já na fase eliminatória, a disputa é feita num intervalo de três saltos com três minutos cada. Existe uma pausa de um minuto para cada salto realizado. Vence a disputa o esgrimista que tiver mais pontos, chegando a um total de 15.
Para pontuar no florete é necessário que tanto a ponta entre em contato com o colete do adversário quanto a ponta seja pressionada, enquanto no sabre basta que a lâmina encoste no colete e/ou na máscara.
três minutos
Nas provas de florete, pontua quem tocar a ponta da lâmina no tronco do rival. Na espada, faz o ponto quem toca a ponta da arma em qualquer parte acima da cintura do rival. No sabre, qualquer toque com qualquer parte da lâmina acima do quadril do adversário vale ponto.
A esgrima é um esporte de características agonísticas, considerada uma das atividades físicas mais antigas da humanidade é também um dos esportes mais modernos e seguros da atualidade. ... Para ele, a velocidade, a descontração diferencial, a coordenação e a resistência são as capacidades físicas primordiais ao esgrimista.
O objetivo da esgrima é tocar o adversário com a espada, o florete ou o sabre. Ao mesmo tempo que ataca, o atleta tem que se defender, para não ser tocado pela arma do adversário. As regras variam de acordo com o instrumento.
A espada é formada basicamente por uma lâmina de metal, com gumes em ambos ou num dos dois lados, e uma ponta. Essa lâmina é fixada a um cabo, feito de metal ou madeira.
as três modalidades: sabre, espada e florete. Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte.
As categorias da esgrima convencional são:
Marchar: movimento para o atleta avançar. Romper: movimento para o atleta recuar. Afundo: ataque do atleta sobre o adversário, com o alongamento do braço e a movimentação da perna à frente. Flecha: ataque veloz para pegar o adversário de surpresa.
Ganha o combate, o esgrimista que somar 5 pontos em combates de primeira fase ou 15 pontos em combates eliminatórios. A duração e o número de pontos de cada combate, variam de acordo com as categorias de esgrima.
Um Atleta de Esgrima Nível I ganha em média R$ 3.
Há três armas nesse esporte: espada, florete e sabre. Com o florete, a mais leve delas, só vale quando a ponta atinge o tronco. Com a espada, que tem a lâmina mais rígida, você pode tocar o adversário em qualquer parte do corpo. Já o sabre simula uma lâmina de corte.
Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
ATLETAS OLÍMPICOS
Como em outras lutas desenvolvidas ao longo da história, a esgrima surge como meio de defesa ou conquista, utilizando a espada como extensão do corpo humano. ... Apesar de não existirem relatos precisos, afirma-se que a esgrima atual foi sistematizada a partir das práticas desenvolvidas na China, no século V a.C.
Existem indícios de que a esgrima era praticada há milhares de anos, tanto no Egito como na Grécia. Em muitos países, antes de se tornar esporte, era uma forma de combate muito comum. Os gladiadores, por exemplo, a usavam em combates, mas também como entretenimento para o povo.
Florete
Comece enrolando uma folha de jornal, na diagonal, para formar a lâmina de sua espada. Para isso comece em um dos cantos da folha de jornal e continue enrolando até chegar ao outro extremo. E quando terminar de enrolar a folha de jornal prenda a ponta com um pedaço de fita adesiva comum.
Como fazer espada
Florete, espada e sabre. O topo do ranking dos medalhistas na esgrima em cadeira de rodas pertence ao francês Christian Lachaud.