Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.
Considere a reação endotérmica de formação de hidrazina (N2H4), de acordo com a equação abaixo. É possível deslocar o equilíbrio no sentido direto através do(a): a) aumento da pressão por redução do volume do reator.
Se aumentarmos a concentração de Z: deslocaremos o equilíbrio para a esquerda (←); Se diminuirmos a concentração de X ou de Y: deslocaremos o equilíbrio para a esquerda (←); Se diminuirmos a concentração de Z: deslocaremos o equilíbrio para a direita (→).
Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema. A diminuição de temperatura faz com que o sistema se desloque para a direita (reação exotérmica), favorecendo reações que liberam calor. ...
Um sistema está num estado de equilíbrio termodinâmico se está, simultaneamente, em equilíbrio mecânico (sua pressão é constante), térmico (sua temperatura é constante) e químico (sua composição química é constante).
Influência da temperatura É a única alteração que pode modificar o valor da KC. O aumento da temperatura beneficia a reação endotérmica. A diminuição da temperatura beneficia a reação exotérmica.
Temperatura. Se a temperatura aumenta, o equilíbrio desloca-se no sentido endotérmico. Se a temperatura diminui, o equilíbrio desloca-se no sentido exotérmico. Obs.: desses fatores, a temperatura é o único fator que modifica a constante de equilíbrio (Kc).
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
O equilíbrio químico é medido por duas grandezas: a constante de equilíbrio e o grau de equilíbrio. Ele pode ser alterado quando ocorre mudanças de: concentração, temperatura, pressão e uso de catalisadores.
Observe que, tanto a reação direta, como a inversa, são afetadas da mesma forma pelo catalisador. Em equilíbrio, a diminuição da energia de ativação, produzida pelo catalisador, tem o mesmo valor para a reação direta e para a inversa. Isso significa que os catalisadores não deslocam os equilíbrios químicos.
O equilíbrio químico é atingido quando, na mistura reacional, as velocidades das reações direta (reagentes formando produtos) e inversa (produtos formando regenerando os reagentes) ficam iguais. ... O processo é dinâmico, ou seja, a reação ocorre nos dois sentidos.
O equilíbrio químico consiste num processo dinâmico onde as quantidades de reagentes e produtos se mantêm constantes. Isto só ocorre quando o sistema se encontra fechado e neste caso dizemos que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, mas a reação não para de acontecer.
Encontre a porcentagem de ionização com a fórmula I = 100[H+]/[HA]. Por exemplo, I = 100(3,09 x 10^-3)/0,151 = 2,05 por cento.
Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.