Assim como da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários. Diferente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços.
Definimos demanda como a quantidade de algum produto que um consumidor está disposto e pode adquirir a cada preço. Isso sugere que pelo menos dois fatores além do preço afetam a demanda. ... Finalmente, o tamanho ou a composição da população podem afetar a demanda.
São fatores que afetam a elasticidade preço da demanda, exceto: a) Horizonte de tempo.
A elasticidade-preço da demanda pode ser classificada em cinco graus: Demanda Perfeitamente Inelástica: Elasticidade igual a 0 (zero) Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1. Demanda de Elasticidade Unitária: Elasticidade igual a 1.
Elasticidade-preço da oferta
A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demanda de um bem ou serviço dividido pela variação percentual no preço. A elasticidade-preço da oferta é a variação percentual na quantidade ofertada dividida pela variação percentual no preço.
Produtos “Inelásticos: independe do preço para que ocorra a compra. Neste caso, mesmo que se aumentem as quantidades ofertadas e se reduzam os preços, (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade) a resposta na demanda mantém-se praticamente inalterada.
A elasticidade do preço da procura ou elasticidade do preço na demanda, às vezes chamada de elasticidade-preço, é um conceito económico que apresenta a elasticidade da quantidade procurada de um bem ou serviço, em relação às mudanças nos preços destes.
Elástica: a quantidade demandada responde com muita intensidade a alterações nos preços EPd > 1; Unitária: a quantidade demandada muda na mesma proporção que o preço se altera EPd = 1; EX: um aumento no preço de 22%, leva uma diminuição da quantidade demandada de 22%.
1) Demanda elástica: Se um pequena mudança de preço (aumento ou redução de "P") provoca grande variação na quantidade vendida (aumento ou redução de "Q"), dizemos que o produto é muito sensível à variação de preço, ou simplesmente "muito sensível ao preço", ou, ainda, que o produto tem uma demanda muito elástica.
Portanto, a receita total aumenta. Com uma curva de demanda elástica (maior do que um), o aumento no preço provoca uma redução proporcionalmente maior na quantidade demandada. Portanto, a receita total diminui.
Demanda potencial: é composta pelo grupo de pessoas que, por algum motivo, não está viajando no momento, mas possui todas as características inerentes para tal. É possível perceber, então, que a Demanda Turística é consumidora de um sistema e, por isso, tão complexa quanto o turismo.