Exames utilizados na investigação hematológica incluem:
A Onco-hematologia é a área que cuida das doenças malignas do sangue e gânglios ou ínguas. Fazem parte desse grupo os linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (policitemia, trombocitemoa e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo.
Apesar de os dois problemas ocorrem no sangue, anemia e leucemia são bem diferentes. Anemia é o nome que se dá quando ocorre uma diminuição das nossas células vermelhas do sangue, as chamadas hemácias ou eritrócitos. São essas células que transportam o oxigênio vindo dos pulmões para todos os outros órgãos.
Remédio caseiro para purificar o sangue
A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.
Geralmente quando ficamos doentes nosso organismo recebe uma alta carga de medicamentos, e essas substâncias vão se acumulando no sangue até que sejam eliminadas e o mesmo seja “limpo”. Quando não são eliminadas por meio da urina o organismo tenta expulsá-las através de cravos e espinhas.
O furúnculo é geralmente causado pela bactéria Staphylococcus aureus, um tipo bastante comum e que pode ser encontrado na pele e dentro do nariz. No entanto, o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos presentes na superfície da pele.
Causas da bacteremia A presença de bactérias na corrente sanguínea é mais frequente de acontecer quando a pessoa possui o sistema imunológico mais debilitado devido a doenças crônicas, realização de procedimentos invasivos ou idade, por exemplo.
Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.
Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.
O exame VHS, ou Velocidade de Hemossedimentação ou Velocidade de Sedimentação das Hemácias, é um exame de sangue muito utilizado para detectar alguma inflamação ou infecção no organismo, podendo indicar desde um simples resfriado, infecções por bactérias, até doenças inflamatórias como uma artrite ou uma pancreatite ...