O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.
1. Escolha alimentos saudáveis
Quando o aumento de FSH está presente na mulher, são realizados protocolos de estimulação ovariana específicos que utilizam doses maiores de hormônios, anticoncepcionais orais ou mesmo ciclos naturais com minidoses de medicamentos.
O período anterior a ela é definido como pré-menopausa ou transição menopausal; já a pós-menopausa é o tempo posterior à cessação dos ciclos menstruais. Quanto à perimenopausa, ela compreende toda a fase de transição e vai até um ano após a data da última menstruação./span>
Pós-menopausa: começa um ano após o último período menstrual. Alguns sintomas presenciados durante a menopausa ainda podem ser sentidos (como os fogachos), mas a mulher deve ter atenção especial a doenças que podem aparecer nesta época, como hipertensão, diabetes, osteoporose e câncer./span>
Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a parte óssea da mulher.
Com aproximação da menopausa, a menstruação pode vir por mais dias, mas com menos sangramento, ou então durante mais tempo e com sangramento muito abundante. Algumas mulheres também podem ter ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento.
Os principais sintomas que indicam que a mulher está entrando na menopausa e que também pode surgir após a menopausa são:
Os sintomas não são frescura, mas também não se parecem com um bicho de sete cabeças. A verdade é que a última menstruação traz consigo sensações novas no corpo da mulher que podem não ser tão agradáveis assim, como as famosas ondas de calor, falta de libido e mudanças abruptas de humor1.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses./span>