Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos. Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.
a liberdade de expressão e opinião de vontade política de cada um; a igualdade de direitos políticos e a possibilidade de oportunidades iguais para que povo e partidos políticos possam se pronunciar sobre decisões de interesse público.
O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.
Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.
Em um sistema de democracia indireta (ou democracia representativa), os cidadãos elegem representantes, os quais serão responsáveis pela tomada de decisões em seu nome. ... Já em regime de democracia direta, os cidadãos não delegam o seu poder de decisão. As decisões são tomadas através de assembleias gerais.
Democracia é um sistema político determinado pelo povo. Democracia representativa é quando o povo elege um representante com poder de decisão, tal modo, que são Paulo, nos escritos bíblicos, defende; participativa, é quando o povo participa diretamente das decisões politicas.
Também existem grandes monarquias, como a Inglaterra, que são democráticas. Em sua maioria, os países democráticos são países de democracia representativa. ... Alguns estados dos Estados Unidos exercem a participatividade semidireta, e um bom exemplo de país que exerce a democracia participativa é a Suíça.
O texto da Constituição Federativa de 1988 prevê três mecanismos pelos quais isso ocorre.
Resposta. Os pontos positivos da Democracia: Liberdade de expressão e escolha, você não ser preso por apoiar suas ideologias, poder reivindicar seus direitos como cidadão trabalhador e livre.
Democracia participativa ou democracia deliberativa significa a possibilidade de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão e de controle do exercício do Poder. Em causa está o princípio democrático na sua vertente de princípio da participação. ...
A democracia direta representativa é aquela quando a população elege um entre eles para o representarem. Já a participativa é aquela defendida inicialmente por Aristóteles, onde toda ação é deliberativa, todos podem participar.
Apenas com a participação popular efetiva e ativa atingiremos verdadeiramente a democracia participativa. Ela se assenta não em cidadãos como sujeitos passivos da relação com o Estado, mas sim como verdadeiras fontes de todo o poder público.
Uma teoria sustenta que a democracia exige três princípios fundamentais: 1) a soberania reside nos níveis mais baixos de autoridade; 2) igualdade política e 3) normas sociais pelas quais os indivíduos e as instituições só consideram aceitáveis atos que refletem os dois primeiros princípios citados.
Resposta: Democracia n é sinonimo de liberdade. ... A democracia transforma o bom e o mau e o certo e o errado em números. Quanto mais gente concorda com algo, mais ''correto'' estará.
De fato, só a verdadeira democracia garante e concretiza os seguintes objetivos: o bem comum, os direitos humanos, os deveres, a vida segura para todos, o bem estar, igualdade de tratamento, liberdade de expressão, de ação, de culto e de escolha do próprio estado de vida, de participação na vida política.
O que é Politeia: Espécie de constituição que regeu o sistema político em algumas cidades gregas (democracia + oligarquia). É o embrião do constitucionalismo moderno. Buscava-se governar para a maioria.
A tirania é a forma corrompida da democracia; a monarquia é a forma corrompida da aristocracia; a politeia é a forma corrompida da oligarquia.
A vantagem da democracia, segundo o ponto de vista de Aristóteles, seria a de a) Combinar as qualidades de muitos e neutralizar seus defeitos.
Pode-se, então, apontar como outras características da democracia. Sistema representativo; maximização da liberdade individual e tolerância. Divisão de poderes; trabalhismo e patrimonialismo. Divisão de poderes; igualitarismo e planificação da economia.
Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.
01 – Qual é o tema geral tratado no texto? Trata-se da origem e formas de governo na Democracia. ... 1° parágrafo: Origem da democracia, com seus direitos e deveres. 2° parágrafo: As leis eram criadas e aprovadas pela Assembleia de cidadãos.